Empresas trocam experiências sobre governança em seminário

Governança em seminário

A Sanesul, Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul, é referência por cumprir as regras estabelecidas pela chamada “Lei de Governança”. Agora, apresenta a experiência em seminário. Realizado a partir de Campo Grande (MS), o evento ocorre por meio das plataformas digitais.

Governança com foco no Novo Marco Legal

O 16º Encontro de Profissionais de Governança, Auditoria Interna, Riscos e Compliance das Organizações Públicas conta com a participação de autoridades e especialistas no assunto. Promovido pelo Governo de Mato Grosso do Sul, Sanesul e Instituto MS Competitivo, é totalmente gratuito.

Profissionais capacitados discutem o que está acontecendo no Brasil em governança, principalmente a partir do Novo Marco Legal do saneamento.  Em pauta, papéis e responsabilidades nas três linhas no gerenciamento de riscos ESG (meio ambiente, social e de governança), cibernéticos e de integridade.

Investimentos em governança resultam em eficiência

O diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Júnior, abriu o evento no dia 23 de novembro. Citou a gestão de excelência da concessionária, que despertou o interesse do ministro Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional) e do secretário nacional de saneamento, Pedro Maranhão.

Segundo ele, a Sanesul se dedicou na construção e na adequação às novas regras da legislação a ser cumprida pelas empresas. O resultado é uma eficiência operacional e financeira, que teve papel fundamental na implantação da Parceria Público-Privada firmada com a Aegea no ano passado.

Antecipação da universalização

O objetivo da PPP Ambiental MS Pantanal, que atua em 68 municípios de Mato Grosso do Sul, é atingir a universalização em até 10 anos, se antecipando assim às novas regras do saneamento do país. E as ações de compliance, gestão de riscos e de governança são fundamentais na conquista da meta.

“Esse intercâmbio de informação e a oportunidade de capacitação, que é uma preocupação constante da Sanesul – capacitar o seu corpo técnico para que nós possamos enfrentar as novas regras de mercado no saneamento básico no Brasil – será um sucesso”, enfatizou o dirigente da Sanesul.

Governança pública na prática

Segundo o Decreto N° 9.203, publicado em 2017, governança pública é um “conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade”.

Pular para o conteúdo