Já ouviu falar em contingenciamento? Esta palavra bastante usada pelos economistas quando falam em contenção de gastos também é muito importante em saneamento. Se na economia ela significa uma interferência do governo para restringir a produção, o comércio ou a exportação de um produto, nos serviços de água um plano de contingenciamento é a série de medidas adotadas para manter a regularidade no abastecimento – água tratada 24 horas por dia.
Todas as unidades da Aegea têm planos de contingenciamento. A concessionária Águas de Matão (SP) também ampliou a rede de abastecimento da cidade para melhorar ainda mais os resultados. A intervenção vai conferir melhorias na distribuição da água oferecida para aproximadamente 12 mil pessoas que moram na região. São 1.020 metros de rede que vão funcionar como uma espécie de reforço ao sistema de contingenciamento já existente no Centro de Reservação Paraíso.
Um investimento que vai garantir o abastecimento de forma regular, mesmo em casos de manutenções ou intervenções no funcionamento do reservatório. O projeto prevê a utilização da própria bomba do poço para o sistema de contingência, sem a necessidade de implantação de booster – uma bomba de alta potência. Com menos equipamentos, menor o risco de avarias ou interrupções para execução de procedimentos, o que representa maiores benefícios para todo o abastecimento.
Qualidade na distribuição também aumenta com estudo de pressão
Fundamental para garantir a eficiência na distribuição de água à população, as pressões nas redes exigem monitoramento constante e cuidados minuciosos. Neste sentido, a Águas de Matão implementou um estudo para avaliar os níveis de pressurização do sistema de abastecimento.
O objetivo da área de Engenharia da concessionária é traçar um panorama mais amplo da carga de pressão disponível em cada um dos setores e, dessa forma, indicar os níveis ideais, de modo a garantir a regularidade do abastecimento e reduzir as ocorrências de vazamento e perdas de água.
A partir de um diagnóstico inicial, a equipe técnica detectou a necessidade de implantar novos pontos de monitoramento em seis regiões diferentes da cidade. O monitoramento da carga de pressão é realizado por meio do datalogger, equipamento que é instalado na rede e faz o acompanhamento contínuo.
Ele gera os dados necessários para que o Centro de Controle de Operações possa modelar toda a operação do sistema de distribuição de água, garantindo maior eficiência e regularidade no abastecimento a todas as regiões do município. Os índices mapeados permitem uma definição mais assertiva de modelo de operação, considerando as variações relacionadas às diferentes demandas de consumo.