Webinar do FGV In Company discute o papel das mulheres na liderança

Webinar do FGV In Company Aegea

Moderado pela professora e psicoterapeuta Karen Spencer, sócia da Desenvolverh Consultoria, o webinar Mulheres na Liderança, discutiu os principais desafios das líderes da nova geração de profissionais.

São líderes que buscam cada vez mais capacitação, estão atentas às mudanças tecnológicas e têm assumido importância estratégica na gestão de empresas.

Cenário desafiador

Promovido pelo FGV In Company, o evento debateu os avanços e os desafios das mulheres no mundo corporativo. Mostrou o aprendizado que vem sendo acumulado pelas executivas que hoje ocupam 30% dos cargos de liderança nas empresas. Apenas 10% na alta diretoria.

No percentual tão restrito, estão Fabianna Strozzi, diretora de Gestão de Pessoas da Aegea, e Sueli Alves, diretora de RH do Grupo 3corações. “A gente sabe o quão difícil e quanto é desafiador para as mulheres ocuparem esses lugares, predominantemente masculinos”, disse a moderadora Karen.

Com dois filhos, mais de 22 anos de experiência profissional como gestora, Fabianna concilia a vida de mãe, esposa e todos os papéis que cabem às mulheres que investem em uma carreira executiva. Tem muitas histórias para contar.

Equilíbrio entre vida profissional e pessoal

“Somos únicas a partir do momento em que conseguimos ser felizes nos dois lados, o pessoal e o profissional, mas é um equilíbrio difícil, principalmente quando se trata de RH”, disse Fabianna. Ela contou que o momento que vive na Aegea é muito especial, pois a empresa valoriza essa questão da liderança feminina.

“Eu tenho esse privilégio de poder fazer parte de uma empresa de infraestrutura que atua muito forte no desenvolvimento, na inclusão e coloca  esses objetivos como meta ao assinar o Sustainability-Linked Bonds (SLB), os chamados bonds sustentáveis, comprometidos com o aumento da liderança feminina e de negros na empresa”, disse.

Com 26 anos à  frente da 3corações, 3 filhos, 2 netos e 61 anos de idade, Sueli Alves também compartilhou sua trajetória de vida e profissional no webinar. Foi compreendendo os porquês, estruturando tudo com uma boa caixa de ferramentas que ela conseguiu se desenvolver e evoluir junto com a empresa.

“Eu me reconheço dentro dessa trajetória da empresa, que é motivo de minha felicidade, assim como a minha família”, contou Sueli. “Isso é muito legal, quando descobrimos o nosso lugar no mundo, o que nos move, o que alimenta os nossos corações”, completou a mediadora, reunindo a essência dos dois depoimentos.

As questões geracionais, a desigualdade entre os gêneros e os diferentes papéis exercidos pelas mulheres na sociedade foram outros aspectos importantes levantados como desafios enfrentados pelas líderes em suas trajetórias profissionais.

Dicas para chegar a alta liderança

Dicas fizeram parte do webinar. Para Fabianna, chegar a um cargo de alta liderança exige paciência, em primeiro lugar. “Nada acontece da noite para o dia. Você tem que trilhar um caminho”, disse ela. “Estudar, estar conectada, estar antenada e, um ponto importante levantado pela Sueli, é vivenciar o negócio ao qual você faz parte, senão você não consegue fazer a diferença”, pontua.

“Quero reforçar a questão do estudo, é muito importante. O esforço faz parte e cabe a cada um dosar. Cada um precisa ter uma ‘malinha’ de instrumentos para usar no momento oportuno, para conseguir entender os porquês de cada um”, orienta Sueli. “Para mim, o que fez a diferença foi estar perto da base.  Entender a estratégia da empresa, o propósito e estar perto das pessoas que fazem acontecer, é um processo legítimo”, afirmou.

Para saber mais, clique aqui.