Unidade da Aegea em Rondônia discute investimentos em água

Unidade da Aegea em Rondônia discute investimentos em água

Promover o desenvolvimento sustentável é um dos principais pilares da Aegea, a empresa líder em saneamento privado no país. Uma atuação que norteia as unidades da Aegea em todos os locais onde atua, mesmo nos pequenos municípios e em todas as regiões do país. 

Reforçando esta atuação, a Águas de Ariquemes, unidade da Aegea em Rondônia, participou do Seminário Estadual de Segurança Hídrica. O objetivo foi debater e mostrar as boas práticas voltadas para os temas de sustentabilidade, educação ambiental, saúde e bem-estar.

Reflexão sobre temas sustentáveis

A agenda faz parte das ações da Associação Nacional de Município e Meio Ambiente (ANAMMA). A ideia é levar para a sociedade a reflexão de temas que afligem questões ambientais no estado. A partir delas, buscar soluções e novas maneiras de promover o desenvolvimento sustentável.

O diretor-presidente da Águas de Ariquemes, Eduardo Lana, estava entre os principais convidados e participou do cerimonial de abertura do seminário. Durante sua fala, mostrou como a empresa líder do setor privado de saneamento participa ativamente da agenda ESG, que reúne as boas práticas ambientais, sociais e de governança.

Investimentos em melhorias

Milena Albuquerque, representante da concessionária, palestrante convidada, apresentou os investimentos que a empresa tem realizado. O foco maior foi o das melhorias nos sistemas de captação e distribuição de água. Um dos grandes desafios da concessionária é o abastecimento nos períodos de estiagem.

A concessionária também investe na redução de perdas de água. Milena citou a instalação de um novo conjunto de bombas que reforça a segurança operacional dos sistemas e a eficiência energética. Falou também sobre a instalação do gerador de cloro e da entrega de mais um reservatório de água tratada, com capacidade de reservação de 2 milhões de litros.

Ariquemes é celeiro de oportunidades

Para o vice-prefeito de Ariquemes, Gabriel Amaral, as discussões do seminário vão repercutir muito na região, pois o município é um celeiro de oportunidades, considerado um espelho para os nove municípios do entorno. 

“Falar de preservação ambiental e das matas ciliares, do uso consciente de água e investimento em saneamento é falar de futuro sustentável e pensar no amanhã, preservando nossos rios e nascentes”, disse.
Entre os palestrantes convidados do evento estavam ainda representantes da Agência Nacional de Águas (ANA), Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Secretaria do Estado de Desenvolvimento Ambiental (SEDAM), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA).