As transformações por meio do Programa Vem Com a Gente

Pastor e funcionario público Edson Batista

Levar água de qualidade para toda população fluminense é o grande desafio da Águas do Rio (RJ). Na Baixada Fluminense, por exemplo, várias cidades são marcadas pelo histórico de falta de abastecimento ou fornecimento precário. 

No bairro Nova Belém, em Japeri, mais de 3 mil moradores começam a receber, pela primeira vez, obras de assentamento de rede, interligações e novas ligações de água, que irão regularizar o fornecimento para toda população local.

Morador vê transformação acontecendo

O pastor e funcionário público, Edson Batista, de 51 anos, nasceu no bairro Nova Belém e nunca viu nenhuma melhoria na localidade. “Nasci aqui, casei e fui morar no Centro do Rio, por conta das dificuldades locais. Depois de 15 anos retornei para minha cidade e percebi que nada tinha mudado. Hoje, estou acompanhando as obras da Águas do Rio na minha rua e confesso que estou esperançoso. Fomos esquecidos por toda vida, mas agora estou vendo acontecer as transformações. A água já está chegando em nossas torneiras”, concluiu entusiasmado.

As equipes do Vem Com a Gente (VCG), programa da Aegea implantado em outras unidades também, que atuam na recuperação e ampliação do sistema de água, estão implantando quase 5 km de novas redes de água na localidade. Além dos serviços de melhorias, as equipes do VCG percorrem a região realizando a atualização cadastral dos clientes e a inclusão dos moradores de baixa renda na Tarifa Social.

“O bairro foi beneficiado com a obra da ETA Japeri, novo sistema de abastecimento. Para nós, colaboradores da Águas do Rio, é uma satisfação enorme trazer saúde e dignidade para essa população que há anos sofreu com a falta d`água”, disse o coordenador Comercial do programa, Wallas Rangel.

Realidade transformada para população de Japeri

Em agosto deste ano, Japeri ganhou outra obra importante: a nova estação de tratamento de água (ETA) com capacidade para tratar 150 litros de água por segundo. Com a nova estrutura, mais de 24 mil famílias estão sendo beneficiadas, inicialmente, e o atendimento será ampliado para vários bairros com expansão das redes de distribuição.

“Nosso objetivo é universalizar o abastecimento de água nos próximos anos. A meta estabelecida pela Águas do Rio prevê investimentos em obras de extensão de rede de água e melhorias operacionais no município, além de serviços que vão além do contrato”, explica o diretor-executivo da concessionária, Felipe Esteves, com atuação na Baixada Fluminense.

Pular para o conteúdo