Aegea Rondônia faz campanha para uso de água durante estiagem

Aegea Rondônia faz campanha para uso de água durante estiagem

A cidade de Ariquemes (RO) tem registrado nas últimas semanas temperaturas entre  38º a 40º, clima seco e umidade baixa, o que tem feito com que o consumo de água aumente muito. Atuando sempre com compromisso aos moradores e respeito ao meio ambiente, a Águas de Ariquemes trabalha para garantir a segurança operacional e o abastecimento de água para todas as regiões da cidade.

Neste cenário de grande seca, que registra ainda queimadas e poeira, a concessionária lançou a campanha de uso consciente de água: “ Na mira do consumo”. A proposta é reforçar para que a população adote boas práticas de consumo consciente. Pequenos hábitos no dia a dia podem colaborar para o bem estar sustentável e a preservação dos níveis dos rios. Outras unidades da Aegea também atuam nesse sentido, como as de Santa Catarina.

Por meio de informes publicitários bem atrativos e vídeos, a campanha apresenta a rotina de casa. Mostra que deixar a torneira aberta para lavar a louça, escovar os dentes ou lavar o carro resulta em desperdício de água. Outra atitude que deve ser evitada é usar a mangueira para regar o jardim, lavar as varandas e calçadas.

Mudança de hábitos

Além de mostrar o desperdício, a campanha indica o que pode ser feito para a mudança de hábitos. A reutilização da água, sempre que possível, é uma das atitudes simples que fazem a diferença no consumo inteligente de água, principalmente durante o período de estiagem.

A campanha é uma medida preventiva para ajudar a manter os níveis dos reservatórios, para um abastecimento contínuo. De acordo com os institutos meteorológicos, a estimativa é de que as altas temperaturas e o clima seco ainda continuem nas próximas semanas.

Monitoramento 24 horas

A Águas de Ariquemes monitora todo o sistema de abastecimento do município através do Centro de Controle de Operações (CCO) e mantém técnicos trabalhando 24 horas por dia para manter a regularidade do fornecimento de água para a população. 

A empresa realizou grandes investimentos em todos os sistemas que operacionalizam o serviço de água na cidade, como a entrega em abril deste ano de um novo reservatório de água tratada com a capacidade de armazenar dois milhões de litros de água. 

Investimentos que garantem o fornecimento

Outros investimentos realizados foram um moderno e eficiente conjunto de bomba anfíbia, que opera dentro e fora da água com o mesmo equipamento. O fluxo da água é admitido pela sucção e passa por um rotor centrífugo longe do motor. O sistema garante uma excelente troca térmica, baixa emissão de ruídos, versatilidade na instalação, baixa manutenção e alta eficiência energética do conjunto e, principalmente, alta precisão na captação de água.

A Águas de Ariquemes implantou ainda um novo sistema gerador de cloro, responsável pela produção de hipoclorito de sódio, utilizado no processo de tratamento da água (etapa de desinfecção). O investimento assegura os processos de etapas de tratamento de água, pois a produção do agente desinfetante na própria estação reforça o atendimento dos padrões de potabilidade.

Outro investimento significativo foi a instalação do acompanhamento dos sistemas por meio da telemetria. São mais de 40 dispositivos em pontos estratégicos da cidade. Eles monitoram e transmitem como está o sistema de distribuição de água. Vale lembrar que a Águas de Ariquemes é a primeira empresa do estado de Rondônia a implantar o sistema de telemetria a serviço do saneamento.

Sustentabilidade e estiagem

Todas as atividades e investimentos da concessionária estão baseadas nos pilares da sustentabilidade, promovendo o desenvolvimento do município, colaborando diretamente para que, mesmo durante o período de estiagem, a população seja bem atendida, com oferta de água segura.

Pular para o conteúdo