Em consórcio com a Engep Ambiental, Aegea amplia sua atuação para mais uma frente do saneamento e beneficiará mais de 350 mil pessoas em nove cidades do Ceará.
A disputa da Concorrência Pública Nº 01/2022, promovida pelo Consórcio de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Cariri (CGIRS-Cariri), foi realizada na sede da B3, na capital paulista.
A concessão para gestão dos resíduos sólidos urbanos abrange nove cidades da região do Cariri, no Ceará: Altaneira, Barbalha, Caririaçu, Crato, Farias Brito, Jardim, Missão Velha, Nova Olinda e Santana do Cariri.
Mais de R$ 110 milhões em investimentos
A nova unidade de negócio da Aegea contempla a execução de obras de infraestrutura, melhorias, manutenção e operação das unidades de tratamento e reciclagem. Prevê investimentos de mais de R$ 110 milhões nos 30 anos de contrato. A gestão da coleta dos resíduos será realizada pelas prefeituras locais.
Por meio do projeto será realizada ainda a separação e reciclagem, principalmente por meio da inserção de associações de profissionais e cooperativas de reciclagem. Entre as principais metas estabelecidas está a construção de aterro sanitário e destinação ambiental adequada de 100% dos resíduos, permitindo a desativação de nove lixões.
Sinergia para a transformação do saneamento no Nordeste
“É com grande responsabilidade e comprometimento que assumimos este novo desafio na região do Cariri, cerca de três meses após nossas vitórias nos blocos 1 e 2 do leilão da PPP da Cagece, que se somam à concessão de esgotamento sanitário no Crato. Essa sinergia demonstra os esforços da companhia para a transformação do saneamento no Nordeste”, afirma Radamés Casseb, CEO da Aegea.
Casseb destaca ainda que os avanços no setor devem promover um impacto social e ambiental na região: “A companhia investe continuamente em soluções e ações que promovam impacto positivo na vida das pessoas, como geração de empregos, saúde e desenvolvimento econômico e em ações de preservação do meio ambiente. A conquista desta concessão reforça nosso comprometimento com a sustentabilidade e marca a ampliação da atuação Aegea em mais esta frente do saneamento”.
Complementação do portfólio
Com esta conquista, a Aegea Saneamento complementa seu portfólio de atuação que, até recentemente, era focado em tratamento e distribuição de água e coleta e tratamento de esgoto, absorvendo agora mais uma etapa do ciclo do saneamento básico com a destinação correta de resíduos sólidos.
“Esta oportunidade veio ao encontro da visão da empresa em continuar investindo, crescendo e contribuindo com os indicadores do saneamento no Brasil, agora, de forma mais abrangente”, afirma Casseb.
A sessão pública foi realizada na B3, em São Paulo. A Aegea ofereceu um desconto na tarifa de 15,12%.