Projeto Imagens que Transformam nas cidades atendidas pela Aegea

Projeto Imagens que Transformam nas cidades atendidas pela Aegea

“A educação ambiental é uma parte muito importante do nosso trabalho na concessionária. As novas gerações têm muito interesse no tema e, quando ele é trabalhado de uma forma lúdica como propõe o Imagens que Transformam, essa troca de conhecimento é bastante proveitosa”, afirma o gerente de Responsabilidade Social da Águas de Manaus, Semy Ferraz.

Manaus é uma das cidades contempladas com o projeto cultural Imagens que Transformam. A ação é uma maneira de incentivar estudantes da rede municipal de ensino na criação de campanhas de utilidade pública sobre a relação da água com saúde, alimentação, florestas ou resíduos.

Participação dos professores e novos aprendizados para os alunos

Em Manaus, o projeto tem parceria da Secretaria Municipal de Educação. Aproximadamente 30 professores receberam orientações sobre fotografia e publicidade e o Caderno do Professor, que é um guia técnico sobre campanhas de utilidade pública. 

“Os alunos vão amar poder usar o celular na sala de aula. Eles são muito criativos e, por isso, tenho certeza que vão entregar algo muito especial”, sintetiza a professora Cleoneide Cardoso. 

“Nossos alunos estão muito ligados nas redes sociais, mas é sempre interessante poder levar algo novo. A oficina trouxe esse despertar para a gente. Isso com certeza vai somar para o aprendizado e para as habilidades deles”, acrescenta o professor David Ferreira.

Dia da Imagem, publicação de livro e participação da Águas Guariroba

As produções artísticas dos alunos são inscritas no site do projeto e passam pela etapa de Votação Popular e Comissão Julgadora. As duas melhores campanhas de cada cidade são escolhidas. 

As escolas vencedoras ganham o Dia da Imagem, um workshop para os estudantes que reúne técnicas de fotografia e linguagem publicitária aplicadas ao objetivo temático, realizado por formadores especializados. 

Os resultados serão divulgados em campanhas de utilidade pública profissionais nas mídias locais. Cada cidade participante terá um e-book exclusivo e a experiência de todas farão parte do livro do projeto.  

“Entendemos que o educador tem papel de suma importância na formação das crianças e adolescentes. Portanto, a concessionária coopera com o fornecimento de materiais e informações para que a participação deles no programa enriqueça ainda mais o ensino, estimulando a criatividade e sempre um melhor entendimento para o aluno”, explica Bia Rodrigues, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, que também participa do projeto.

O projeto nas cidades atendidas pela Águas do Rio

A Águas do Rio implantou o projeto em três cidades do interior: Cordeiro, Miracema e Itaboraí. 

“Acreditamos muito que a educação é a chave para a transformar a vida de todos. Iniciar esse projeto nos municípios onde atuamos vem de encontro com o nosso propósito de movimentar vidas. Estamos trabalhando a conscientização por meio das crianças que são o futuro e a mudança para um mundo cada vez melhor”, conta o diretor-superintendente da Águas do Rio, Pedro Augusto Freitas.

Águas de São Francisco do Sul também participa da transformação

O projeto também foi implantado pela Águas de São Francisco do Sul (SC). Para Reginalva Mureb, diretora-presidente das unidades da Aegea em Santa Catarina, o projeto é transformador.

“As escolas são ambientes de grande relevância na vivência dos alunos, técnicos, gestores, para todos, inclusive para as famílias. Desenvolver um projeto como este em São Francisco do Sul, possibilita, por sua vez, ajudar a proporcionar bons resultados nos indicadores educacionais. Como empresa concessionária de serviço público um dos nossos focos é fortalecer a circulação do conhecimento e das artes no ambiente da escola colocando a escola na agenda contemporânea, por meio das crianças, que são o futuro e a mudança para um mundo cada vez melhor”, destaca Reginalva Mureb, diretora-presidente da Águas de São Francisco do Sul.

Mais sobre o projeto

A iniciativa é da Flamingo Comunicação com o patrocínio do Instituto Aegea e algumas concessionárias da empresa, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Além da Águas de Manaus (AM), Águas do Rio (RJ), Águas Guariroba, em Campo Grande (MS),  e Águas de São Francisco do Sul (SC), o projeto também é realizado pela Águas de São Francisco, em Barcarena (PA), e  pela Águas de Penha (SC).