Além das belas paisagens que servem de refúgio para moradores e turistas, a Lagoa de Araruama (RJ) agora conta com uma certificação que vai atrair a atenção de visitantes de todo o mundo: o selo Bandeira Azul.
Foi divulgada no final de setembro a aprovação de duas praias lagunares, Ubás, em Iguaba Grande, e Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, pelo júri internacional do programa, que desafia autoridades locais, gestores e a própria comunidade, a alcançarem altos padrões em mais de 30 quesitos.
Outras praias da Região dos Lagos também receberam a certificação para a temporada 2023/2024, como as Praias do Forno e Azeda Azedinha, em Búzios, e Praia do Peró, em Cabo Frio, que irá hastear a Bandeira Azul pelo sexto ano consecutivo.
Investimentos em saneamento que resultam em certificação
Entre as ações para se adequar aos critérios exigidos pela certificação estão a coleta e análise da qualidade da água das praias, que são realizadas com o apoio da Prolagos.
Além das iniciativas com foco em gestão e infraestrutura, a educação ambiental faz parte do calendário das praias que conquistam a certificação internacional, envolvendo moradores, empresários locais e turistas no tema e incentivando o respeito à natureza.
A partir de novembro, a população poderá acompanhar o hasteamento das bandeiras nas cidades da região. Já na próxima temporada, além dos locais que conquistaram o selo neste ano com praias lagunares, mais um município irá concorrer: Arraial do Cabo, com as praias Caiçara e da Ponta da Acaíra.
Blindagem da Lagoa de Araruama
Para proteger a laguna, a concessionária já implantou 38 km de cinturão coletor de esgoto que contribuíram com a melhora da qualidade ambiental do principal cartão-postal da Região dos Lagos, resultando em recordes de pescado, desenvolvimento do turismo local e agora a conquista da Bandeira Azul em duas praias. Em complemento, a concessionária está investindo mais de R$50 milhões na implantação de 26 km de cinturão. Esta obra foi iniciada por Iguaba, em Ubás, em 2022.