Para lembrar as transformações feitas por meio dos investimentos em saneamento, a Águas de Timon (MA) entregou dez murais artísticos grafitados e idealizados por meio do Escola Saneada.
Realizado em parceria com a Prefeitura de Timon, o projeto conectou escolas municipais à rede de coleta e tratamento de esgoto disponível em diversos bairros.
Integração em um ambiente mais saudável
São resultado da integração entre arte, educação e saneamento, sendo criado com o intuito de possibilitar a ampliação do saneamento básico destas escolas, garantindo um ambiente mais saudável e sustentável para os diversos estudantes.
Após a conexão, cada uma das escolas recebeu os murais que foram grafitados pelo artista visual Antônio Cardoso, conhecido como Cardosonot. Formado em Artes Visuais pela UFPI, venceu concursos e premiações nacionais.
Valorização da cultura da região
“É bastante gratificante, envolve educação e arte. Comunicar ao jovem sobre a cultura, sobre saneamento e sobre valorização regional é uma oportunidade incrível. É uma celebração da cultura do Maranhão, de Timon e dos benefícios que o saneamento proporciona”, destacou o artista visual Cardoso.
A coleção do material dos murais se chama Terracores, na qual são apresentados diversos elementos culturais e artísticos do estado do Maranhão e da cidade de Timon, como a tradição do bumba-meu-boi, as catadoras de coco, os pilãozeiros, e das cores vivas da cultura maranhense.
“Essa parceria com a empresa trouxe mais saneamento e cultura para dentro da escola. O mais bonito dentro da nossa sociedade é a história do povo e esses murais, além da beleza, trazem esse registro e a valorização do nosso povo”, destaca Raih Santos, diretor da Escola Municipal de Artes Beija-Flor I, que recebeu um dos murais.