A evolução do saneamento básico engloba os serviços que proporcionam cuidado com a saúde, proteção ambiental, desenvolvimento econômico e, principalmente, a devolução da dignidade à população.
Para conquistar a universalização do esgotamento sanitário em 2014, a Mirante, Parceria Público-Privada entre a Aegea e a Semae, fez investimentos significativos em Piracicaba, como a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Bela Vila, uma das mais modernas do país.
Desde 2012, a PPP investe em melhorias, tanto que, no mês de maio deste ano, o município foi reconhecido no Prêmio Casos de Sucesso na categoria ‘Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto’, do Instituto Trata Brasil.
Cidade entre as 20 mais saneadas do país
Estar entre as 20 cidades mais saneadas do país no Ranking do Saneamento Básico do Trata Brasil é resultado direto do comprometimento com a população e com a qualidade dos serviços prestados.
Nesse sentido, a Mirante acaba de adquirir quatro caminhões, modelo hidro jato, especialmente equipados tanto para desobstrução, como para limpeza preventiva das redes de esgoto.
Resíduos na rede chegam a 100 toneladas por ano
“Nós retiramos anualmente cerca de 100 toneladas de resíduos, lixo de toda espécie que é lançado na rede. Infelizmente, com essa grande demanda, precisamos estar preparados para a manutenção preventiva da rede coletora de esgoto. A chegada dos caminhões é um reforço no funcionamento das estruturas que compõem o sistema como um todo”, afirma a gerente de Operações da Mirante, Flávia Miranda. Segundo o coordenador de Operações, Luis Gustavo Theodoro, “Os quatro caminhões darão um importante suporte às equipes e, com eles, nosso atendimento ganhará ainda mais agilidade”.