Voluntários da Águas do Rio contam como é fazer a diferença na vida de outras pessoas

Voluntários da Águas do Rio contam como é fazer a diferença na vida de outras pessoas
Texto: Flávia Guerrini Queiroz

Uma missão muito especial para colaboradores da Águas do Rio que participam do Programa de Voluntariado Aegea: levar carinho e atenção para idosos que vivem em abrigos nas regiões Serrana e Noroeste.

As ações aconteceram no Núcleo de Atenção à Terceira Idade (Nati), em Cordeiro, e Associação Espírita Ismael (Aespi), em Batatal, distrito de Itaocara. Foram duas tardes de danças, jogos, conversas e muitas demonstrações de carinho tanto dos idosos quanto dos voluntários.

Momentos gratificantes

O leiturista Erivelton Conceição participou do programa de voluntariado da empresa pela primeira vez e já pensa nas próximas visitas.

“Sempre passei em frente ao abrigo, trabalhando, mas nunca entrei, foi uma experiência maravilhosa”, disse.

Já o colega Dener Lima ressaltou que gostaria que outras pessoas também participassem.

“Os idosos são muito carinhosos e receptivos. Espero que possamos voltar outras vezes aqui e que mais pessoas se inspirem e façam visitas a essas pessoas que têm tanto a nos ensinar, que pensem que nós também chegaremos a essa idade um dia. Que tarde espetacular!”, afirmou.

Troca de afeto

As horas de confraternização vividas nas duas instituições foram comemoradas pelos internos. Um bom exemplo é a Maria Pires, que mora no Nati há dois anos e não escondeu a alegria. “Quero que vocês venham mais vezes, gostei muito de todos”, disse ela.

Já o aposentado Rui Mendonça comentou que o encontro constrói amizades. “Que vocês voltem mais vezes, pois vale muito nossa amizade”.

Nas duas visitas, as equipes da concessionária se revezaram entre jogos e danças. Não faltaram também muitas histórias contadas pelos idosos e a troca de afeto entre eles e os voluntários.

Portas estão sempre abertas 

“É sempre uma alegria receber os funcionários da empresa. Já aguardamos ansiosos o retorno de todos e aproveito para deixar o convite para dizer que nossas portas estão sempre abertas para receber todas as pessoas”, disse a diretora do Nati, Gersoeli Crelier.

Em Itaocara, a psicóloga Carina Meireles também aprovou a iniciativa.

“Para eles esses momentos são ótimos. Muitos têm famílias distantes e acabam não recebendo visitas frequentes. Este tipo de atividade alegra o ambiente, traz estímulos e movimento para a casa, ficando nítido a felicidade no rosto deles”, informou.

Aproximação com a comunidade

O Programa de Voluntariado Aegea é liderado por colaboradores da empresa, que pretendem se aproximar da comunidade e contribuir para o atendimento de demandas sociais.

“O trabalho voluntário é um valor indiscutível dentro da nossa empresa, por isso as ações são sempre apoiadas por ela. Mas o mais importante é a vontade de colaborar e o sentimento dos colaboradores ao final de uma atividade, de satisfação e felicidade, o que sempre é unânime”, ressaltou a analista de Responsabilidade Social da Águas do Rio, Bruna Batista.