“Uma das ações mais autênticas e legítimas que fazemos”, disse o presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da Companhia, Édison Carlos, ao anunciar a quarta edição do Prêmio Voluntariado Aegea.
A premiação nacional é uma forma de reconhecer o esforço e a dedicação dos voluntários da empresa ao longo do ano. E também, um incentivo para inspirar novas ações entre os 360 colaboradores que movimentam o Programa de Voluntariado da Aegea.
Em agosto, o programa comemorou cinco anos de atuação. São 16 comitês locais de voluntariado distribuídos nas cidades onde a empresa atua.
“Pessoas que se voluntariam são mais felizes e têm mais saúde física e mental”
A frase acima é de Roberta Rossi, da Conexão Trabalho, empresa parceira na realização do prêmio, durante a live de lançamento. E mostra como as ações de voluntariado também geram benefícios para quem as pratica.
As inscrições para a premiação podem ser feitas até 4 de novembro. São válidas para atividades realizadas entre 1 de novembro de 2023 a 31 de outubro de 2024.
Impacto gerado na comunidade é um dos critérios
Para participar, as ações devem estar alinhadas à Política de Voluntariado da Aegea; ter no mínimo três pessoas de cada unidade da empresa na equipe – não é necessário fazer parte dos comitês; devem ser apresentadas evidências de que a atividade foi realizada, e estarem voltadas aos moradores de áreas de vulnerabilidade social.
Entre os critérios de avaliação estão o impacto gerado na comunidade, a articulação e o envolvimento da equipe, a qualidade das atividades e a diversidade.
Todas as ações de voluntariado são importantes
A cada ano, o time de voluntários e o número de inscrições vem aumentando.
“O Programa de Voluntariado é um motivo de orgulho para todos nós, queremos continuar sendo inspiração e que venham muitas ações agora em 2024”, afirmou Thaís Morais Benchimol, especialista de RS da Aegea.
No ano passado, o meio ambiente, restauração e recuperação de espaços públicos, projetos de formação profissional e uma super campanha de agasalho estiveram entre as ações participantes.
“Todas as ações realizadas são importantes, tem sido cada ano mais difícil escolher apenas três como as premiadas”, disse Lisandre de Assis Dauber, gerente de Responsabilidade Social.
Além dos reconhecimentos individuais para os integrantes das equipes vencedoras, este ano a premiação traz uma novidade: um prêmio de R$ 5.000,00 a ser doado a uma organização da sociedade civil.