Acesso ao tratamento de esgoto chega a 22% em Barcarena (PA)

ETE Cabanos

Barcarena avança em saneamento. Em apenas 18 meses, ganhou duas estações de tratamento de esgoto. Com o início das operações da ETE Cabanos II, passou para 22% de cobertura. Beneficiando mais de 20 mil moradores.  

Nesta etapa, a capacidade de tratamento é de 432 mil litros de esgoto por dia. O índice de tratamento supera o de Belém, que trata menos de 3% do esgoto, segundo o Trata Brasil (dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, SNIS).

Mesmo em cenário de pandemia, a Águas de São Francisco, responsável pelos serviços de saneamento, investiu mais de R $1 milhão na construção da nova ETE. É a segunda unidade operacional entregue pela concessionária no intervalo de 18 meses. 

Mais esgoto tratado com terceira estação

Uma terceira estação, a ETE Pioneiros, já está em obras e vai ampliar ainda mais a cobertura de esgoto na cidade. Segundo o prefeito de Barcarena Renato Ogawa, investir em saneamento é uma necessidade de cidades que crescem exponencialmente, como Barcarena. 

Além de mais saúde, os investimentos trazem obras e empregos. E fazem de Barcarena uma das cidades que mais avançou na coleta e no tratamento de esgoto em todo o Pará. 

Para o diretor-presidente da Águas de São Francisco, Tiago Terada, isso reforça o compromisso da empresa com a saúde e qualidade de vida por meio do fornecimento de água tratada para a cidade.

Pular para o conteúdo