Ações conjuntas e urgentes para manter a água no Planeta Terra

GLOCAL Experience Sônia Águas do Rio Aegea

A gente já sabe o quanto a água é vital e a importância dela para a manutenção da existência de todo o planeta. Mas porquê ainda não cuidamos dela? A pergunta ficou ainda mais evidente depois da apresentação emocionante da jornalista Sônia Bridi na Conferência da Glocal Experience com o tema “Sem água não há vida”.

“O dia começou tenso hoje com a chuva alagando nossos caminhos e eu tive dificuldade ao sair de casa. Isso é sim resultado das mudanças climáticas. Precisamos arregaçar as mangas e trabalhar, não há mais tempo”, disse ela. Depois de nos despertar para a urgência, levou nosso olhar para o universo. “Será que tem vida lá? Nesta pergunta está outra: tem água lá?”, apontou.

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

A relação das pessoas com a água no mundo

Para responder, ela mostrou, com fotos impactantes e um discurso muito coerente, como nos relacionamos com a água aqui no Planeta Terra. Sônia Bridi levou a plateia a uma viagem incrível, resultado de décadas de registros da observação de como se dá a relação das pessoas com a água por todo canto do mundo.

Em alguns momentos da apresentação, os olhos ficam embaçados com a realidade muito cruel pela falta de acesso, do desperdício ou do uso equivocado de um recurso finito.

GLOCAL Experience Sônia Águas do Rio Aegea

Brasil perde água de forma brutal

Sônia Bridi revela a Antártica que aquece pelas bordas, a morte dos corais, a seca pela falta de chuvas que leva agricultores ao suicídio e chega ao Brasil. “Estamos perdendo água de forma brutal”, disse ao comentar a travessia a pé do Rio Paraguai bem antes do período de seca e que o Pantanal, a maior planície alagável da terra, já perdeu dois terços de sua água.

“O Brasil tem destruído seus rios – só com o garimpo, foram 600 km de rios em três anos. O desmatamento está invertendo o papel da floresta. Ao invés de sequestrar carbono, passam a emitir. E as mudanças climáticas do ano passado já elevam os preços nos supermercados agora”, apontou a jornalista.

Boa notícia: é possível mudar

No final da viagem, uma boa notícia: o Rio Sena, que atravessa a cidade de Paris, já foi um esgoto nojento. Foi limpo. “Morei lá por três anos e nunca senti o cheiro que eu sinto quando passo pela Marginal Pinheiros, em São Paulo. Então, é possível fazer. Quando a gente coloca energia e criatividade, consegue toda essa tecnologia que temos para olhar para o universo”, diz.

“O maior desafio agora é a luta contra a desinformação de pessoas que dizem que não temos um problema sério para resolver. Temos sim e precisamos agir para não ver a Terra como uma rocha estéril vagando pelo espaço quando olharmos para o universo”, finalizou Sônia Bridi.

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

Conferência da Glocal mostra que é preciso união de esforços e ações urgentes para resolver as séries questões da escassez hídrica e garantir abastecimento regular.

O desafio de levar conscientização vem sendo enfrentado pelas empresas ligadas ao saneamento, como a Aegea. “Por meio do Instituto Aegea, trabalhamos com vários programas que levam conscientização para as localidades onde atuamos. É preciso falar sobre saneamento nas escolas, aqui na Glocal e em todo lugar, mostrar como ele impacta a nossa vida”, disse Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de Sustentabilidade da empresa.

“Crescemos ouvindo que o Brasil é o país da água, de fato somos abençoados por água doce, ter 12% da água doce do mundo sempre nos deu um certo conforto. Mas quando a gente olha os dados vê que de 70 a 75% dela está na Amazônia. Dois terços do Rio Amazonas abasteceriam o planeta inteiro de água. Só que essa água vai para o mar. Daí a gente olha para o sudeste, onde está 40% da população do Brasil, e tem apenas 6% da água doce”, contou.

Questão da água é estratégica

Édison Carlos lembrou que o sudeste é justamente a zona mais industrializada, então a questão da água é estratégica, não é só abastecimento humano – é energia elétrica, é agricultura, é indústria, é geração de energia elétrica. “Precisa colocar todo mundo para discutir segurança hídrica, não tem outro caminho e o setor privado é decisivo neste sentido. Participar deste processo de mobilização, de conhecimento, e atrair todos os setores para a discussão é fundamental”, disse ele.

“É possível rever a disponibilidade de água cada vez mais escassa”, afirmou Fernando Veiga, da TNC, que participou do painel “Desafios e oportunidades para a segurança hídrica no Brasil”, mediado por Luciana Rodrigues, de O Globo. “O desafio é colocar isso na escala necessária. Esse é um ponto central. Vários e vários compromissos internacionais miram 2030 e estamos muito atrasados. Na rota que estamos seguindo vamos direto para o muro. E por meio de políticas públicas, engajamento do setor privado é que vamos avançar nessa direção”, apontou Fernando.

GLOCAL Experience Edison Águas do Rio Aegea

Segurança hídrica é o conceito de garantir o fornecimento sustentável de água para agora e para o futuro, mantendo todos os ecossistemas funcionando. É o que a gente entrega para as pessoas e temos essa responsabilidade, está no nosso DNA, junto com os pilares ESG.

Segundo Édison, para a Aegea, investir em segurança hídrica é sim ou sim. “Somos a maior empresa privada do Brasil, estamos em 154 cidades e em praticamente todos os biomas: no Pantanal, no semi-árido, na mata atlântica, no pampa gaúcho, na Amazônia… Então essa diversidade, que chamamos de brasicidades, nos traz uma responsabilidade muito grande, pois vivemos com realidade muito distintas. Estamos investindo em todas essas bacias hidrográficas, em eficiência, tecnologia e combate às perdas”, contou.

Para finalizar, disse que é uma honra para o Instituto Aegea e Águas do Rio patrocinar um evento como a Glocal Experience que fala do global a partir do local. “A Aegea atua nos quatro cantos do país, valorizamos a cultura de cada lugar e, a cada dia, a cada nova ligação de água e esgoto, a gente melhora a vida daquela família. Isso é água tratada, dignidade, uma das 100 melhores descobertas do mundo. Mas estamos no século XXI ainda falando de água suja. Vamos todos, juntos, mudar esse quadro”, disse.

GLOCAL Experience

Mais sobre a Glocal Experience

Patrocinada pela Águas do Rio e pelo Instituto Aegea, a Glocal Experience está sendo realizada na Marina da Glória (RJ). A reflexão e o debate propostos reforçam a importância do trabalho em conjunto para que as metas da Agenda 2030 da ONU sejam alcançadas. Saiba mais em: glocalexperience.com.br

Fotos: Ademir Junior, Júlio César Guimarães e Paulo Whitaker.

Pular para o conteúdo