Um projeto para o futuro com o legado do passado

Mexilhões, peixes e tartarugas em uma água cristalina. De olhos fechados, dona Clarice Mendes, de 85 anos, se recorda da Baía de Guanabara de sua juventude. “A gente passava o dia pescando ali. O tempo foi passando e hoje vemos como a baía está maltratada”, afirmou.

Dona Clarice era a mais velha do grupo de 45 idosas do Morro do Salgueiro, em São Gonçalo (RJ), que visitaram a Glocal Experience no sábado, 16 de julho, o penúltimo dia do evento. Vários grupos foram convidados e recepcionados pela equipe da Responsabilidade Social da Águas do Rio.

Baía de Guanabara: antes e depois

As participantes da ONG Superar tiveram a chance de compreender que o meio ambiente é uma responsabilidade de todos. Célia Benta Ribeiro, de 53 anos, que assim como dona Clarice viu a baía saudável, ficou feliz por ver que esse ecossistema está no centro do debate sobre um futuro mais sustentável.

“É muito bom ver que há tanta gente pensando na Baía de Guanabara com interesse e carinho. Talvez não vejamos o resultado dos esforços de hoje, mas meus netos e bisnetos poderão ver”, afirmou Célia, que conheceu a baía limpa, linda, com fartura de peixes e vida.

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

Mergulho virtual e imersão

No estande da Águas do Rio na Glocal Experience, o grupo de São Gonçalo fez um passeio virtual  sobre as águas da Baía de Guanabara. No Espaço Imersão, assistiram uma projeção em 360º, que gera reflexões importantes sobre o que estamos fazendo com o planeta e o que pode ser feito no futuro.

Ao lado do grupo da terceira idade, na fila do estande de realidade virtual, estavam 32 crianças da ONG Cresce Comunidade, de Duque de Caxias. Ali, nenhuma delas viu a baía limpa, mas já têm consciência da responsabilidade de todos sobre o meio ambiente.

É o caso da pequena Beatriz Vitória de Sousa, de nove anos, que transformou seu conhecimento em ação. “Cuidar do meio ambiente depende de cada um de nós. Se a gente fizer nossa parte, teremos um futuro melhor. Lá em casa a gente já sabe que lugar de lixo é no lixo, isso faz a diferença”, assegura.

Diversidade de olhares

Ao longo de toda a semana, a concessionária levou a diversidade de olhares para a Glocal Experience. Líderes comunitários, escolas municipais e ONGs de comunidades da Região Metropolitana do Rio ampliaram seus horizontes, conhecendo melhor os projetos de futuro da concessionária.

“Todos os dias viemos com um ônibus trazendo pessoas do entorno de onde estamos atuando para conhecer e entender o que é sustentabilidade e o papel da Águas do Rio na mudança para um mundo melhor, com mais qualidade de vida para a população”, disse a coordenadora do setor de Comunidades na região de São Gonçalo, Adriana Lo Preste.

“Trouxemos uma variedade de pessoas e todas saíram daqui diferentes de quando entraram. Mostramos que é possível restaurar a vida da Baía de Guanabara, assim como já foi no passado. Sim, é curioso, mas miramos em um futuro como foi no passado”, afirma.

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

Mais sobre a Glocal Experience

A Glocal Experience tem como objetivo estimular a reflexão e o debate e reforçar a importância do trabalho em conjunto para que as metas indicadas na Agenda 2030 – Ações com foco no desenvolvimento sustentável -, desenvolvida pela ONU, sejam alcançadas. A programação do evento conta com música, arte, tecnologia e debates. Saiba mais em: glocalexperience.com.br Fotos: Ademir Junior e Júlio César Guimarães.

Pular para o conteúdo