Aegea aposta nas startups para aceleração do setor

Startups inova saneamento

Em parceria com o Innovation Latam, a Aegea desenvolveu um programa de aceleração para buscar soluções e projetos que tragam inovação, desenvolvimento, impulsionem seus negócios e ajudem a reduzir o déficit do setor. As startups interessadas podem se inscrever por meio deste link.

O 1º Ciclo de Desafios Inova Saneamento da Aegea conta com quatro desafios: Gestão e Relacionamento com Stakeholders; Plataforma de Gestão de Serviços Prestados; Atualização Cadastral; e Autoleitura dos Hidrômetros. Veja abaixo, no box, o detalhamento de cada um.

O programa também é aberto para startups que ofereçam projetos na área de energia, auxiliando no tratamento de água, reduzindo o impacto social e ambiental e no conceito de smart cities, as cidades inteligentes. 

Consultoria com especialistas da Aegea

Entre os benefícios e oportunidades em participar desta iniciativa, a startup contará com mentoria de especialistas da Aegea. Por meio delas, podem desenvolver a proposta de valor do produto, gerando visibilidade para importantes lideranças. Vão promover ainda a aceleração dos negócios com oportunidades de contratação e investimentos pela empresa.

“O Brasil tem 35 milhões de pessoas sem água tratada e cerca de 100 milhões sem acesso ao serviço de coleta e tratamento de esgoto. Desafios que  estimulam as empresas a desenvolverem ações e projetos que resultem em impactos econômicos e sociais. A ideia da Aegea em apostar em startups é fato inerente às nossas premissas em ESG (boas práticas ambientais, sociais e de governança) e na estimulação da inovação em diferentes regiões do país”, afirma Klaus Paz, coordenador de Inovação da Aegea.

Inovação que transforma vidas

Além desta iniciativa, a empresa faz parte do World Water Innovation Fund (Fundo Mundial de Inovação da Água) que une as maiores empresas de todo o mundo para encontrar, desenvolver e acelerar as tecnologias inovadoras. Para que haja mudanças no atual cenário do saneamento no Brasil, é necessário desenvolver projetos assim.

A oportunidade de trabalhar com startups para reduzir o déficit do setor reforçam o compromisso da Aegea em praticar ações que resultem na melhoria de qualidade de vida da população nos locais em que atua.

Mais sobre os desafios propostos

Gestão e Relacionamento com Stakeholders: que consiste na criação de ferramentas que possam facilitar o engajamento e a comunicação da companhia em novos locais de atuação. 
Plataforma de Gestão de Serviços Prestados: para buscar soluções para cadastro e remuneração dos serviços prestados pelas comunidades em que a Aegea está inserida.
Atualização Cadastral: para o desenvolvimento de soluções que possibilitem a atualização cadastral automática ou integrada de dados como faixa de renda, quantidade de pessoas no mesmo domicílio, informações de contato, etc.
Autoleitura dos Hidrômetros: com o objetivo de reduzir os esforços dos colaboradores e otimizar o tempo de desenvolvimento em ferramentas que possam dar autonomia para o próprio usuário realizar a leitura e computar seus dados.
Área de energia: projetos que auxiliam no processo de tratamento de água, reduzindo o impacto social e ambiental e no conceito de smart cities, as cidades inteligentes.  Para saber mais, participar e se inscrever, acesse este link.
Pular para o conteúdo