Aegea assina com BNDES maior financiamento para saneamento

Aegea assina com BNDES maior financiamento para saneamento

O mais relevante projeto de saneamento do Brasil deu mais um importante passo com a assinatura do contrato de financiamento com o BNDES, em 16 de dezembro. 

A Águas do Rio, unidade da Aegea que atende mais de 10 milhões de pessoas em 27 cidades do Rio de Janeiro, terá linhas de crédito de até R$ 19,3 bilhões.

Os recursos serão utilizados para fazer os investimentos necessários para atingir as metas de universalização impostas pelo Marco Legal do Saneamento e pelo contrato de concessão. 

O documento foi assinado pelo diretor-presidente da Águas do Rio, Alexandre Bianchini, e presidente do BNDES, Gustavo Montezano, na sede do banco, no centro do Rio de Janeiro.

Investimentos alinhados com as melhores práticas globais de ESG

A Águas do Rio pretende contar ainda com outras fontes de financiamento, que estão em fase de contratação. No momento, a empresa está em negociações com agências multilaterais, atendendo ao desejo do mercado internacional de financiar projetos com propósitos alinhados com as melhores práticas globais de ESG. 

“Após completar um ano de concessão, encerramos 2022 celebrando este contrato de financiamento, que garante a implementação do nosso projeto de transformação social através do saneamento. Nele está levar água para os mais vulneráveis e coletar e tratar o esgoto nas 27 cidades que fazem parte da nossa concessão”, afirmou Alexandre Bianchini. 

Segundo o diretor-presidente da Águas do Rio, o projeto também vai  produzir impactos ambientais positivos, como os já percebidos na Lagoa Rodrigo de Freitas, com águas límpidas e o retorno de animais que há anos não frequentavam aquele ecossistema. “Temos certeza de que isto se repetirá na Baía da Guanabara”, disse.

Projeto histórico

Bianchini destacou a importância do BNDES no processo. “O banco esteve presente desde a fase de estudos para a formatação da concessão até agora”, pontuou. Ao todo, estima-se que a empresa investirá diretamente cerca de R$ 40 bilhões no estado do Rio de Janeiro para a universalização dos serviços de água e esgoto, a ser alcançada nos primeiros doze anos.

“Este financiamento está alinhado à estratégia de gestão da estrutura de capital, com foco na disciplina financeira e no alongamento do prazo médio da dívida. Reforçamos o posicionamento da Aegea como plataforma de investimentos e atração de capital, contribuindo para a universalização do saneamento no Brasil”, afirmou o CFO da Aegea, André Pires.

“É histórico para o Rio de Janeiro, para o meio ambiente e, principalmente, para a população que mais precisa de obras de saneamento básico. Além disso, estamos falando de um projeto que trouxe dinheiro para o Estado do Rio de Janeiro, está gerando muitos empregos e movimentando a economia fluminense”, afirmou o presidente do BNDES, Montezano.

Primeiro ano de operações no Rio em números

A Águas do Rio impactou a vida de milhões de fluminenses em seu primeiro ano de atuação. Foram 8 mil contratações, sendo 4,5 mil moradores de comunidades. A empresa levou água de qualidade, pela primeira vez, para 250 mil pessoas, e ampliou o alcance da tarifa social para mais 90 mil famílias, chegando ao número de 340 mil beneficiadas. 

Foram realizadas diversas obras de alto impacto. Trocas de equipamentos, fim de vazamentos históricos, desentupimentos e a instalação de 160 km de novas redes, por exemplo, que beneficiaram 3,3 milhões de pessoas com melhorias no fornecimento de água e 1,7 milhões com avanços na coleta e tratamento de esgoto.

Pular para o conteúdo