Aegea atua por mais igualdade e inclusão

Luana Santos Metrosul Aegea
Texto: Divulgação

Matéria publicada no Valor Econômico mostra que o investimento em saneamento é um propulsor para o desenvolvimento da infraestrutura e da economia brasileira, além de promover impacto positivo para a saúde das pessoas e do meio ambiente.

Por isso, a Aegea, líder em saneamento privado no Brasil, considera que a importância do segmento carrega consigo a necessidade do alinhamento constante com os compromissos que impactam no desenvolvimento sociocultural e se traduzem nas pautas ESG.

Anos de ações estruturadas e programas que avançam nestes compromissos levaram a empresa a se tornar a primeira companhia do setor, na América Latina, a emitir bonds vinculados a metas de sustentabilidade, os chamados Sustainability-Linked Bonds (SLB).

A empresa realizou a captação no mercado de capitais internacional no montante de US$ 500 milhões nos títulos sustentáveis, instrumento de dívida atrelados ao alcance de metas de sustentabilidade – que, no caso da Aegea, vão além das obrigações contratuais.

Adriana Silva Enfermeira Aegea

Representatividade e liderança

A emissão está atrelada a três metas de sustentabilidade. Atualmente, 94% da energia consumida pela companhia é proveniente de fontes renováveis e a Aegea estabeleceu, ainda, a meta de reduzir em 15% o consumo específico de energia no tratamento de água e esgoto até 2030.

Também se comprometeu a aumentar a representatividade de talentos negros em cargos de liderança, subindo de 17% para 27% até 2030. A medida faz da Aegea a primeira empresa do Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.

Além disso, a empresa também assumiu o compromisso de ampliar a participação feminina nos cargos de liderança, aumentando a porcentagem de 32% para 45% até 2030. A Aegea entende que deve conduzir o movimento de igualdade de oportunidades e contribuir para combater assimetrias.

Para isso, em 2017 estruturou um programa de igualdade racial, o Respeito Dá o Tom, que atua de forma transversal com outras áreas e programas da empresa, como a Academia Aegea, com objetivos como o de espelhar a diversidade da população brasileira em seu quadro de funcionários.

Resultado: 61,96% dos colaboradores se autodeclaram negros ou pardos, um percentual maior do que a média percentual do país, segundo o Instituto Brasileiro de geografia e Estatística (IBGE): 56%.

Inclusão e Sustentabilidade

De origem 100% brasileira, a Aegea atua de norte a sul do Brasil, levando água tratada, coleta e tratamento de esgoto, beneficiando mais de 21 milhões de pessoas. A empresa é reconhecida por adotar um modelo de negócios com base em eficiência operacional, cumprimento de metas, investimentos responsáveis e alinhamento aos princípios ESG.

A empresa trabalha para que o ecossistema de suas atividades construa um legado de saúde e de desenvolvimento para as gerações futuras. Possui um amplo Programa de Eficiência Energética e de Redução de Perdas de Água, que no último ano salvou o equivalente a cerca de 39 bilhões de litros de água, volume suficiente para abastecer 970 mil pessoas por um ano.

Atualmente possui cerca de 77% de seu consumo energético negociado no Mercado Livre de Energia. Além disso, 10% já estão alocados em contratos de Geração Distribuída. As usinas dos projetos de Geração Distribuída somam capacidade de produção de aproximadamente 7.000 MWh/mês, equivalente ao atendimento de cerca de 45 mil residências.

Pular para o conteúdo