Aegea investe em inteligência operacional contra escassez hídrica

Escassez Hídrica
Texto: Letícia Machado

A segurança dos recursos hídricos, sendo a água o bem primordial para vida, tem sido um tema muito discutido com o intuito de ampliar a conscientização sobre a importância da preservação deste recurso.

Pensando em precaver os impactos das mudanças climáticas nos 154 municípios atendidos pela empresa, a Aegea firmou uma parceria com a Climatempo para o fornecimento de dados.

A ideia é agregar inteligência das informações meteorológicas de curto e longo prazo para a inspeção de risco das bacias hidrográficas onde a empresa realiza captação de água.

Grau de risco hídrico

Este processo é chamado de acompanhamento do grau de risco hídrico dos municípios. O monitoramento é formado por uma avaliação complexa que leva em conta vários fatores.

Entre eles estão indicadores climáticos da região, previsões relacionadas à queda d’água, expectativa de demanda de água, níveis dos mananciais e capacidade dos corpos hídricos nos locais de captação de água, entre outros.

Investimentos para evitar escassez

No ano passado, a partir estudo gerado pela Climatempo, foi identificada pela Matriz de Risco da companhia um possível cenário de escassez e estiagem em 14 das 25 concessionárias Aegea localizadas no Mato Grosso (MT).

A partir de então, foram investidos cerca de R$ 50 milhões em obras de engenharia preventiva, como investimento na redução de perda d’água, perfuração de poços e identificação de novos pontos de captação.

Modelo de gestão sustentável

Para a Aegea, a consolidação de um modelo de gestão é crucial para obter bons resultados e prevenir eventuais problemas operacionais dentro do setor. A afirmação é do gerente de Engenharia da Aegea, Moisés Salvino.

“Buscamos um modelo de gestão que respeite a segurança hídrica para garantir o acesso sustentável à água de qualidade, em quantidade adequada à manutenção dos meios de vida, do bem-estar humano e do desenvolvimento socioeconômico”, afirma.

Pular para o conteúdo