A coordenadora de Segurança Hídrica da Aegea, Tamires Koga de Carvalho, foi a representante da companhia na estreia da Roda do Saneamento 2023. Com o tema “Saneamento: os desafios para atendimento das populações vulneráveis”, o evento foi promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental, a Abes, no dia 30 de março.
A Roda do Saneamento pretende estimular o conhecimento, boas práticas, conscientização e colaboração com as questões relativas ao saneamento ambiental com o intuito de alcançar a universalização do saneamento e contribuir com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Tecnologia para enfrentar secas severas
No painel “Segurança Hídrica e Climatologia na Gestão de Água”, Tamires Koga apresentou o case sobre a parceria da Aegea com a Climatempo, que utiliza a inteligência das informações meteorológicas para a inspeção de risco das bacias hidrográficas. A solução foi implementada para enfrentar o desafio da grave estiagem nos últimos anos nas regiões do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
“Para minimizar esses impactos das mudanças climáticas nos municípios atendidos, nós firmamos uma parceria com a Climatempo para o fornecimento de dados que agregam na inteligência das informações meteorológicas para a inspeção de risco das bacias hidrográficas com um prazo das próximas horas, dias e meses”, contou.
50 milhões em investimentos
Em 2021, a partir de um estudo gerado pela Climatempo, a companhia identificou um possível cenário de escassez e estiagem em 14 das 25 concessionárias localizadas no Mato Grosso (MT).
Com base no estudo, alinhado ao levantamento da companhia, foram investidos cerca de R$ 50 milhões em obras de engenharia preventiva, como na ampliação na capacidade de preservação, redução de perda d’água, perfuração de poços e identificação de novos pontos de captação.
“Dentro do período de um ano conseguimos fazer um plano de ação para uma estiagem ainda pior, onde tivemos êxito em nos precaver destes problemas relacionados à mudanças climáticas. Este trabalho foi feito a curto prazo, mas a Aegea tem olhado para cenários cada vez mais longos para garantir o abastecimento à população”, explicou Tamires.
Ações de preservação da Aegea
Com 12 anos de atuação por meio de suas concessionárias em 13 estados de norte a sul do Brasil, a Aegea entende que sua liderança no setor indica a necessidade de conduzir iniciativas que promovam a segurança dos recursos hídricos, sendo a água o bem primordial para a vida.
A companhia realiza diversas ações para a preservação e gestão deste recurso por meio de resiliência hídrica, combate às perdas de água e recuperação florestal das bacias hidrográficas nas regiões onde atua, uma responsabilidade também das empresas.
Recursos tecnológicos a favor do saneamento
“Vamos utilizar a climatologia a nosso favor. Conseguimos utilizar essas informações a longo prazo para nos planejar e não sermos pegos desprevenidos. Entender como as bacias funcionam, cuidar para que elas se mantenham vivas e saber para onde está indo a água ajuda a garantir o abastecimento”, completou a coordenadora.
A Roda do Saneamento tem como objetivo discutir questões relacionadas ao setor, ampliar o debate acerca do tema e garantir a participação efetiva de empresas e entidades, bem como da população civil.
Mais sobre o evento
Participaram também Marcio José, diretor-Presidente, e Fernando Gomes, diretor, ambos da Aquapolo Ambiental; Gustavo Zarif Frayha, diretor de Regulação Técnica e Fiscalização dos Serviços de Saneamento Básico e Ana Paula Zubiaurre Brites, superintendente de Regulação Técnica de Saneamento, representando a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (ARSESP).
O evento completo pode ser assistido no canal do Youtube da ABES.