Aegea em 1º lugar global em rating ESG

Aegea em 1º lugar global em rating ESG

Líder no setor privado de saneamento no Brasil, a Aegea é 1º lugar mundial entre empresas pares de saneamento no Rating ESG da Sustainalytics

Organizado pelo grupo Morningstar líder em pesquisa, classificações e análises de ESG, a Sustainalytics apoia investidores em todo o mundo. 

Governança, ética e relacionamento com a comunidade reconhecidas

A Aegea também é 1º lugar global em Governança Corporativa, Ética nos Negócios e Relacionamento com a Comunidade.

Para a companhia, o reconhecimento é consequência do comprometimento da empresa com os pilares ESG (Ambiental, Social e Governança Corporativa). 

Além disso, a Aegea está comprometida com a entrega de resultados sólidos e consistentes relacionados à sua atividade, que é levar saúde e dignidade para a população nos municípios onde atua por meio do saneamento. 

Práticas alinhadas aos princípios ESG

“Trabalhamos com um modelo de negócio que tem como base a eficiência operacional, investimentos responsáveis e retorno aos acionistas, com práticas sempre alinhadas aos princípios ESG. Essa colocação no ranking é a comprovação objetiva do resultado do nosso foco”, afirma André Pires, CFO da Aegea.

Atualmente, mais de 12 mil companhias em escala mundial de diversos setores são avaliadas em risco ESG pela Sustainalytics. A análise de empresas de saneamento envolve mais de 50 tópicos onde são atribuídas notas que compõe o rating da empresa. Por ser uma medida que avalia a exposição ao risco, quanto menor a nota, melhor a colocação da empresa avaliada. 

Comprometimento com a agenda ESG

Por meio do Comitê Executivo ESG, a Aegea acompanha e orienta as diversas iniciativas relacionadas ao tema. Com isso, a empresa envolve todas as áreas da companhia com o objetivo de priorizar os projetos e manter o foco. 

Segundo Pires, “o melhor entendimento do nosso posicionamento sobre o tema ESG permite aumentar a confiança dos nossos stakeholders e contribuir para a continuidade do crescimento sustentável de nosso negócio”.

A companhia tem um longo histórico de iniciativas ESG. Uma delas é a emissão do Sustainability-Linked Bonds (SLB), realizada em abril deste ano. Ao emitir, a empresa se comprometeu com três metas de sustentabilidade a serem alcançadas até 2030. 

As metas são: a redução do consumo específico de energia em 15%; o aumento de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança; e passar de 17% para 27% de negros também ocupando posições de liderança. 

A empresa foi a primeira de saneamento a emitir bonds vinculados a metas ESG na América Latina e pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.

Melhores práticas em governança

Do ponto de vista de governança, a empresa adota as melhores práticas. O destaque fica para a certificação ISO 37001 de Gestão Antissuborno. O selo abriga regras internacionalmente reconhecidas com o objetivo de colaborar para os programas de compliance das empresas. Ele certifica o alinhamento entre as organizações e a Norma Antissuborno. 

Primeira do setor a obter a certificação, em 2018, a Aegea conseguiu renovar a ISO 37001 por duas vezes consecutivas, reforçando o compromisso da empresa com a ética e a integridade. A companhia tem um Programa de Compliance, conduzido pela Diretoria de Integridade, que responde para o Conselho de Administração e Canal de Ética Independente.  

Há metas e compromissos ESG vinculados à remuneração variável de executivos, além de asseguração independente do relatório anual de sustentabilidade.

Prosperidade compartilhada

A Aegea tem como propósito movimentar vidas por meio da serviços de saneamento. Isso significa atuar de forma ampla na vida das comunidades nos municípios onde está presente, com um ciclo que gera benefícios para todos os envolvidos. 

O propósito se traduz no dia a dia pela atuação que leva mais saúde, qualidade de vida e dignidade. Também está por trás dos programas socioeducativos e socioambientais, que geram empregos e renda. Com tudo isso, o resultado é a prosperidade compartilhada, que gera evolução de toda a economia local. 

Programa Vem Com a Gente

Empresa próxima dos moradores com atendimento prioritário para as comunidades. Esse é o Vem Com a Gente, por meio do qual a Aegea atua em suas unidades. 

O programa mobiliza agentes em bairros e comunidades vulneráveis que realizam um diagnóstico das necessidades. A partir dele, são planejadas e viabilizadas as intervenções necessárias para levar saneamento de qualidade.

Os agentes também atualizam cadastros dos clientes, adicionando famílias que cumprem os requisitos na Tarifa Social. Só em Manaus, a unidade da Aegea já beneficia mais de 100 mil famílias.

Pular para o conteúdo