Promovida desde 1999 pela Associação Brasileira de Companhias Abertas, a Abrasca, a iniciativa reconhece as empresas que melhor produzem seus relatórios anuais. O objetivo é incentivar a clareza, a transparência e a excelência com que reportam suas informações ao mercado.
A melhor nota em cinco anos
No último ano, concorreram 78 companhias abertas, 14 empresas fechadas e 25 organizações não empresariais. Entre os 117 Relatórios Anuais de Sustentabilidade inscritos, o da Aegea ficou em segundo lugar em sua categoria. Também obteve a melhor nota dos últimos cinco anos, ficando à frente de grandes empresas.
Mapeamento das ações e resultados da empresa
O documento com mais de 140 páginas faz um amplo mapeamento de todas as ações e resultados da empresa. São dados ambientais, sociais, de governança, financeiros e operacionais, apresentados de forma integrada.
São seis meses de trabalho para a elaboração, num trabalho que envolve praticamente todas as áreas da empresa sob a coordenação do time de Relações com Investidores.
Diretrizes reconhecidas mundialmente
Publicado desde 2011, o Relatório Anual de Sustentabilidade da Aegea segue as diretrizes da Global Reporting Initiative (GRI). As diretrizes são reconhecidas mundialmente pela transparência e pelo comprometimento com a integração das informações operacionais aos impactos econômicos, ambientais e sociais.
Por tudo isso, o relatório se torna uma importante ferramenta de comunicação de ações e resultados da empresa. Mostra a evolução dela em temas relevantes, incluindo os da agenda ESG, sigla para boas práticas Ambientais, Sociais e de Governança. Leia também a matéria na Revista Aegea.