Aegea é uma das cinco empresas mais inovadoras do setor de Infraestrutura

Aegea é uma das cinco empresas mais inovadoras do setor de Infraestrutura

Na décima edição do Prêmio Valor Inovação Brasil, a Aegea foi reconhecida como a quinta empresa mais inovadora na categoria Infraestrutura, que contempla outros setores além do saneamento.

No ranking geral, a companhia assumiu o 136º lugar entre as 150 empresas mais inovadoras do Brasil. O anuário promovido pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Strategy da PwC, homenageia as empresas mais inovadoras do país, bem como as líderes em 25 categorias distintas.

Inovação faz parte da cultura

A inovação é um assunto estratégico na Aegea, tratado de forma transversal, colaborativa e constante, fazendo parte da cultura e sendo incentivada pela liderança.

“A Aegea entende a importância da inovação para otimizar processos, introduzir novas técnicas, ampliar a eficiência operacional e implementar ideias que ajudem no aumento da produtividade, da performance e da sustentabilidade das operações. Isso tudo está sempre conectado ao propósito da companhia de movimentar vidas e, dessa forma, deixar um legado positivo onde atuamos, além de garantir o crescimento sustentável e perene dos negócios”, comenta Maurício Endo, diretor de Inovação da Aegea.

Projetos inovadores

O compromisso da empresa com a inovação se traduz, por exemplo, na implementação de soluções voltadas para enfrentar as mudanças climáticas. No Brasil, eventos extremos, como secas prolongadas e chuvas intensas, ameaçam a segurança hídrica das comunidades atendidas pela companhia, gerando grandes desafios para o abastecimento de água nessas regiões.

Para enfrentar os desafios impostos pela grave seca de 2019 e 2020 no Centro-Oeste, a Aegea lançou o Projeto de Segurança Hídrica e Monitoramento Climático. Em colaboração com a Climatempo, a companhia se vale de dados meteorológicos e realiza estudos sobre as bacias hidrográficas para aprimorar sua gestão hídrica em regiões sensíveis, integrando inteligência, tecnologia e práticas sustentáveis para garantir um fornecimento contínuo e sustentável.

Uso de satélite para reduzir perdas de água

De forma semelhante, olhando para a resiliência hídrica de suas operações, a Aegea transformou seu Programa de Redução de Perdas de Água, investindo, em 2022, numa parceria com a Asterra.

A empresa israelense  utiliza um satélite originalmente desenvolvido para explorar Marte, para identificar vazamentos de água que antes não eram detectados por tecnologias tradicionais.

A tecnologia é chamada Radar de Abertura Sintética Polarimétrica (PolSAR). O funcionamento é baseado na transmissão de pulsos de radar da antena do satélite em direção à superfície da Terra, que são refletidas ao atingir o solo.

Por meio da análise dessas reflexões é possível mapear as localidades com potencial vazamento ao longo da rede de distribuição de água.

Parcerias integram tecnologias avançadas

“A implementação do Projeto de Segurança Hídrica e Monitoramento Climático, em parceria com a Climatempo, e a parceira com a Asterra, demonstram o compromisso com a sustentabilidade das operações da Aegea por meio de soluções inovadoras. Ao integrar tecnologias avançadas, a companhia se posiciona na vanguarda da gestão eficiente da água, enfrentando os desafios impostos pelas mudanças climáticas e garantindo a segurança hídrica nos territórios onde operamos”, completa Endo.

Economia circular

A Aegea investe também em projetos de economia circular com o reaproveitamento do lodo proveniente do processo de tratamento do esgoto. Entre as iniciativas em curso, foi implementado na Prolagos (RJ), um projeto piloto para transformar o lodo em gás de síntese, que pode ser utilizado para produção de energia e fertilizante para uso agrícola.

Mais sobre o prêmio

Em sua 10ª edição, o anuário Valor Inovação Brasil 2024 é resultado de análise e pesquisa de cases de inovação submetidos por 309 empresas de 25 setores da economia, classificadas a partir da combinação do desempenho no questionário de inscrição no prêmio com o número de citações e patentes.

O ranking final com as 150 finalistas do Prêmio Valor Inovação é considerado um dos mais importantes anuários sobre o tema no país.