Aegea fortalece integridade com equipe multidisciplinar

Texto: Rosiney Bigattão

A gerente de Integridade da Aegea, Janaína de Queiroz Moraes, chegou à empresa trazendo uma experiência de 20 anos de carreira. Para ela, integridade e ética empresarial trazem um mundo de oportunidades, por meio das quais se pode agregar valor ao negócio. “Elas são fundamentais em toda a cadeia de negócios, desde o planejamento estratégico, nas tomadas de decisões, e, sobretudo, no mindset de todos os colaboradores, administradores e executivos da companhia”, conta ela.

Ética deve ser compromisso de todos

É com essa bagagem que ela pretende criar uma conscientização maior de que o compromisso com a ética e a transparência é responsabilidade individual de cada colaborador. “Queremos que todos tenham orgulho de viver a cultura de integridade da Aegea. Que, antes da tomada de decisão, cada um se pergunte: o que eu pretendo fazer está certo? Antes de se questionarem se estão agindo de acordo com as políticas da empresa, tenham a consciência de que ‘o que é certo é certo, mesmo que ninguém esteja fazendo, e o errado é errado, mesmo que todo mundo esteja fazendo’”, conta ela.

Reestruturação do time

Para aproveitar melhor os talentos e desenvolver um time multidisciplinar de alta performance, uma das primeiras ações implementadas foi reestruturar as equipes. Agora, elas estão interconectadas e divididas por especialização. São cinco frentes de atuação: preventiva, cultural, investigativa, estratégica e reputacional.

“Este é um dos grandes diferenciais da Aegea, pois a maioria das empresas não tem um time interno qualificado para realizar este trabalho, principalmente o de inteligência de pesquisa reputacional. Geralmente é um serviço terceirizado, limitado à verificação dos grandes e principais parceiros comerciais”, aponta a gerente Janaína de Queiroz Moraes.

Outra melhoria será o job rotation, a rotatividade dos analistas de integridade por todas as áreas de especialização. “Com isso, além de desenvolver um time multidisciplinar, que poderá proporcionar a escalabilidade da cultura de integridade para todas as nossas unidades, estaremos contribuindo para a formação de profissionais de integridade mais estratégicos e qualificados”, afirma a nova gerente.

As equipes da Gerência de Integridade

Compliance Preventivo

Responsável pela gestão das diretrizes de boas práticas e suporte na agenda dos executivos com o Poder Público, visando assegurar a transparência e a ética nessas relações, com os devidos registro e documentação.

Compliance Cultural

Criada para fomentar a cultura de integridade por meio do treinamento e da comunicação para os públicos interno e externo.

Compliance Investigativo

Vai apurar as denúncias recebidas e dar suporte ao desenvolvimento e acompanhamento do plano de remediação, que visa evitar a reincidência dos desvios de conduta.

Compliance Estratégico

É a frente de Inteligência de Compliance, que irá trazer KPIs, automação, segurança da informação, para o suporte estratégico do nosso negócio.

Compliance Reputacional

Visa assegurar a boa reputação de integridadeda Aegea. Vai atuar no relacionamento com terceiros, ajudando as áreas de negócios a identificar os melhores parceiros em relação a integridade e reputação. E também nos processos internos como: doação e patrocínio; conflito de interesses: averiguação de integridade reputacional dos candidatos a cargos estratégicos na empresa, entre outros.

Pular para o conteúdo