Aegea ganha mais um reconhecimento da Sustainalytics

Aegea ganha mais um reconhecimento da Sustainalytics

A Aegea foi a única empresa de saneamento das Américas a figurar na lista das que são referência em ESG no setor de utilities, a ESG Industry Top-Rated 2023, da Sustainalytics, organização do grupo Morningstar, eleita a melhor provedora de rating ESG pela ESG Insight Awards 2022. 

Para André Pires, vice-presidente de Finanças e de Relações com Investidores da Aegea, o reconhecimento é mais uma evidência do comprometimento da companhia com o tema. “O alinhamento aos princípios ESG é parte do nosso modelo de negócio, e estamos sempre nos aprimorando para seguir com o crescimento sustentável da Aegea”, afirma.

Reconhecimento em 2022

No ano passado, a Aegea figurou em primeiro lugar mundial entre empresas pares de saneamento no rating ESG da organização, conquistando também o primeiro lugar global em Governança Corporativa, Ética nos Negócios e Relacionamento com a Comunidade.

Atualmente, mais de 15 mil companhias em escala mundial de 42 setores são avaliadas em risco ESG pela Sustainalytics.

Compromisso da Aegea com a agenda ESG

A companhia tem um longo histórico de iniciativas e compromissos ESG. Um deles foi a emissão de Sustainability-Linked Bonds, em abril de 2022, com três metas ESG para atreladas ao cupom da dívida.

Até 2030, a companhia se comprometeu em reduzir o consumo de energia em 15%; aumentar de 32% para 45% de mulheres em posições de liderança; e de 17% para 27% de negros ocupando posições de liderança. 

A empresa foi a primeira de saneamento a emitir um bond vinculado a metas ESG na América Latina. Foi também pioneira no Brasil a se comprometer com metas de diversidade racial em cargos de liderança.

Melhores práticas em governança

A Aegea também adota as melhores práticas de governança em sua gestão e um dos destaques é a ISO 37001 de Gestão Antissuborno. A certificação abriga uma série de regras internacionalmente reconhecidas para colaborar com os programas de compliance das empresas, certificando o alinhamento entre as organizações e a Norma Antissuborno. 

A Aegea foi a primeira do setor de saneamento a obter essa certificação, em 2018, renovando-a por duas vezes consecutivas, reforçando o compromisso da empresa com a ética e a integridade.  A companhia tem um Programa de Compliance, conduzido pela Diretoria de Integridade, que responde ao Conselho de Administração.  

Nos 13 estados onde está presente, que somam atualmente 171 municípios de norte a sul do país, a Aegea impacta de forma positiva, direta e indiretamente, a vida das pessoas. Leva inclusão sanitária, mais saúde e dignidade, promove ações e projetos socioeducativos e socioambientais, gera emprego, renda e desenvolvimento para a economia local. 

Prosperidade compartilhada

No pilar social, com o Programa Vem Com a Gente, por exemplo, mobiliza agentes em bairros e comunidades vulneráveis para realizar um diagnóstico detalhado do funcionamento das infraestruturas de água existentes, executar as intervenções necessárias para regularizar esses sistemas e levar saneamento de qualidade para as pessoas. 

Além disso, os agentes atualizam os cadastros dos clientes, ampliando o número de beneficiários na Tarifa Social, garantindo a acessibilidade dos serviços. A companhia tem estruturado programas de contratação de colaboradores residentes em comunidades, além de fornecedores locais, estimulando a geração de renda local. 

“Tudo isso faz parte do nosso compromisso em gerar prosperidade compartilhada nos locais onde atuamos e deixar um legado positivo para as pessoas e para as comunidades, que vai além dos serviços de água e esgoto”, ressalta André Pires.

Pular para o conteúdo