Aegea lembra importância da diversidade no Dia dos Povos Indígenas

Aegea lembra importância da diversidade no Dia dos Povos Indígenas

“A Aegea e o Respeito Dá o Tom valorizam a influência dos povos indígenas na cultura brasileira”, anuncia o material divulgado nas redes sociais da empresa para lembrar o 19 de abril, data em que se comemora o Dia dos Povos Indígenas.

“Somos a favor da diversidade, inclusão e respeito de todos os povos, pois juntos, somos sempre mais fortes”, diz o texto. Com o Programa Respeito Dá o Tom, criado em 2017, a Aegea tem trabalhado por menos preconceito e mais igualdade.

19 de abril é dia de conscientização

Ainda há muito o que se fazer, dizem praticamente todos os povos indígenas no Brasil, sendo que muitos ainda lutam pela demarcação de territórios e condições básicas de sobrevivência.

“Para nós, da Aegea, respeitar e acolher a diversidade faz parte do nosso jeito de ser. Há quase seis anos o Programa Respeito Dá o Tom vem fazendo essa promoção por meio de ações de conscientização e valorização dos colaboradores”, afirma Keilla Martins, coordenadora do RDT.

“O 19 de abril nos convida a conhecer ainda mais a diversidade cultural dos povos indígenas, combater estereótipos e toda forma de preconceito ainda sofrido pelos povos originários”, diz ela. Leia mais sobre a cultura indígena na matéria especial, logo a seguir.

Mais sobre a data

O Dia dos Povos Indígenas substitui o antigo Dia do Índio por meio de um decreto presidencial, a Lei 14.402, de 2022. A alteração ocorreu com a revogação de um decreto de 1943. 

A mudança do nome tem o objetivo de explicitar a diversidade das culturas dos povos originários, que veem a designação “índio” como preconceituosa, segundo a Agência Senado. 

O relator do Projeto de Lei, senador Fabiano Contarato explicou que o termo indígena, que significa originário ou nativo de um lugar específico, é uma forma mais precisa para fazer referência aos diversos povos que vivem no Brasil antes mesmo da colonização. 

Por outro lado, segundo o relator, o termo índio foi difundido a partir de um equívoco dos portugueses que, erroneamente, acreditavam ter chegado às Índias e não ao Brasil.

Fonte: Agência Senado

Pular para o conteúdo