Olimpíada Restaura Natureza abre inscrições para a segunda edição

Olimpíada Restaura Natureza abre inscrições para a segunda edição Aegea

A Restaura Natureza, ou Olimpíada Brasileira de Restauração de Ecossistemas, está na segunda edição. Mais do que um programa de educação ambiental, é um movimento coletivo para promover a cultura e a vivência da restauração a partir da comunidade escolar.

Alinhado à Década das Nações Unidas da Restauração de Ecossistemas, o projeto coloca a escola no centro da mudança de paradigma necessária, pois quase um quarto dos brasileiros – 50 milhões de pessoas – está na educação básica, como professor ou estudante.

É um alerta para parar de destruir ao mesmo tempo que promove ações concretas para reverter a degradação de ecossistemas. São plantios de vegetações nativas, limpeza de rios e mares, ou a busca por tornar nossas cidades mais verdes, por exemplo. 

Ações concretas para a restauração de ecossistemas 

A iniciativa é da #ÉTempoDeRestaurar, organizada em parceria com a Quero Escola e integra um dos pilares do programa de conservação e restauração do WWW-Brasil. Entre outras parcerias institucionais, tem apoio da Aegea. 

“Para a Aegea é muito importante colocar a escola como elemento central para a formação de uma nova consciência, com hábitos sustentáveis, estimulando a educação ambiental. Atendemos a mais de 22 milhões de pessoas com serviços de saneamento que também ajudam na preservação da natureza. É uma honra ser apoiadora desta iniciativa tão importante, que promove a cultura e a vivência da restauração a partir da comunidade escolar”, afirma Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea. 

As novidades de 2023 

Na edição de 2023, a olimpíada traz novidades: a competição colaborativa será estendida ao 1º ano do Ensino Médio, além de contemplar os estudantes do  7º ao  9º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas e privadas de todo o país. Também tem um tema novo, segurança alimentar, e os nove de 2022. 

Os temas se conectam ao currículo escolar e são caminhos importantes para restaurar a natureza e a conexão das pessoas com ela. A produção e o consumo de alimentos geram um grande impacto ambiental, ao mesmo tempo que dependem da preservação para continuarem a alimentar a população mundial. 

Relevância temática para a Aegea 

Entre os temas debatidos com alunos e professores, está um especialmente relevante para a Aegea – a necessidade de proteger nossas águas, elemento vital para todos. 

Embora o Brasil seja um país que detém grande parte da água doce do mundo, ela está principalmente na bacia amazônica, onde existe baixa densidade populacional, enquanto as áreas mais habitadas do país contam com pouca água disponível. É fundamental, portanto, ensinar aos alunos sobre a relevância de proteger os recursos hídricos.

Temas transformadores 

“Priorizamos temas urgentes como a defesa dos direitos de comunidades tradicionais e povos indígenas e a crise do clima e da biodiversidade, que estão afetando fortemente a humanidade, como vemos no noticiário todos os dias, afirma Thiago Belote, líder de restauração do WWF-Brasil.

“É imprescindível que os sistemas de produção supram as necessidades de alimentação da população em harmonia com a natureza e de maneira justa para todos”, afirma Gabriela Yamaguchi, coordenadora da Restaura Natureza no WWF-Brasil.

“Não adianta falar apenas de meio ambiente, mas sim das mudanças climáticas com eventos extremos; não basta falar da água, mas sim da escassez hídrica, é preciso conhecer as etnias dos povos originários e aprender com eles outras formas de se relacionar com a natureza”, diz Cinthia Rodrigues, cofundadora da Quero na Escola

Olimpíada em que todos ganham 

A Restaura Natureza tem duas fases. Na primeira, os alunos recebem informações, inspirações e respondem a questionários, acumulando pontos. Depois, eles passam para a parte prática. Em grupos de cinco, orientados por um professor, elaboram um plano de ação e o colocam em prática.

Os 10 grupos que tiverem mais pontos ao final das duas etapas são os vencedores e ganham prêmios. No ano, entre eles estava uma viagem para São Paulo. O objetivo é que até 2030, todas as escolas públicas do Brasil participem da Restaura Natureza. 

A primeira edição

Realizada também com o apoio da Aegea, a Restaura Natureza 2022 mobilizou, na primeira fase, 7.424 estudantes do 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental de 25 estados e do Distrito Federal.

Na segunda fase, foram 5.975 alunos que desenvolveram uma ação real com o apoio de 565 professores orientadores. Ao final, 208 projetos foram submetidos à votação popular e à comissão julgadora. 

Foram premiados cinco grupos na Categoria Comissão Julgadora e cinco na Votação Popular. O plantio em área de igarapé, do Grupo Escolar Sauins Protetores, de Manaus (AM), foi o grande vencedor da Restaura Natureza 2022.

Apoios e embaixador

A Restaura Natureza tem como embaixador o carismático personagem Chico Bento, por meio da parceria institucional com a Mauricio de Sousa Produções. 

Também são parceiros institucionais o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), os Escoteiros do Brasil, a Mostra Ecofalante de Cinema, a Sociedade Brasileira de Restauração Ecológica (SOBRE) e o Criativos da Escola, do Instituto Alana. 

Além da Aegea, o projeto conta com o apoio da marca Bom Ar®, da Reckitt Hygiene Comercial. 

Parceria Aegea e WWF-Brasil

Além do apoio à Restaura Natureza, em 2022 e 2023, a Aegea e o WWF-Brasil têm outra parceria estratégica. Ela visa a restauração e ampliação da resiliência hídrica e conservação do solo de bacias hidrográficas prioritárias.

A área da parceria é a da região conhecida como Cabeceiras do Pantanal, que engloba parte dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Com duração de um ano, prevê a realização de diversos estudos para ampliar o conhecimento socioambiental sobre as cabeceiras do Pantanal.

Saiba mais

As inscrições vão até 21 de abril e podem ser feitas pelo site: http://www.restauranatureza.org.br/

Para conhecer mais detalhes sobre o projeto e as histórias de quem já participou, assista aos vídeos abaixo:

Conheça a olimpíada Restaura Natureza

Veja a viagem dos vencedores da 1ª Restaura Natureza

Pular para o conteúdo