A Aegea é uma das mais novas parceiras do Pacto de Promoção da Equidade Racial, iniciativa que propõe a implementação de um Protocolo ESG Racial para o Brasil, trazendo a questão racial para o centro do debate econômico brasileiro.
O protocolo é uma forma de apoiar empresas interessadas em incorporar as demandas sociais por maior equidade racial, consciência social e transparência à sua estratégia ESG.
Além disso, contempla ações que estimulam a maior equidade racial – muito centrado na adoção de ações afirmativas, na melhoria da qualidade da educação pública e formação de profissionais negros, inclusive por meio de iniciativas de investimento social privado.
Respeito Dá o Tom
Os critérios e métricas ESG ajudam a reconhecer o nível de sustentabilidade dos investimentos em determinadas atividades da economia real. Com a assinatura, em evento no último dia 02, a companhia se une a outras 66 empresas comprometidas com a equidade racial.
Para a Aegea, a adesão ao pacto reforça o programa de diversidade de raça e gênero, o Respeito Dá o Tom, criado em 2017. É mais uma ação importante para impulsionar o movimento de equidade de oportunidades e contribuir para a reparação histórica, combatendo assimetrias.
As empresas associadas ao Pacto de Promoção da Equidade Racial assumem um compromisso público como agentes de transformação para evoluir coletivamente em uma jornada antirracista, de forma propositiva, com toda a sua cadeia de valor, juntando forças.
Soma de esforços em prol da inclusão
“Para nós, como organização, é um momento muito importante porque demonstra a intencionalidade da empresa na totalidade, em prol da equidade racial na nossa sociedade e, somando os esforços, com certeza conseguiremos muito mais resultados”, comemora Gilberto Costa, diretor-executivo do Pacto de Promoção da Equidade Racial.
“Essa parceria com o Pacto de Promoção da Equidade Racial chega para agregar ao trabalho que já estamos fazendo em prol da inclusão, da diversidade, e principalmente, do respeito, que nós tanto acreditamos”, diz Keilla Martins, coordenadora do programa Respeito Dá o Tom, da Aegea.
Projetos que promovem a equidade racial
Para além das ações com os colaboradores da Aegea, o investimento social privado da companhia também seguiu a mesma diretriz de promoção da equidade racial no último ano.
No Rio de Janeiro, por meio da Águas do Rio, os projetos “A mãe tá On” e “LAB CN” promoveram a capacitação para jovens mães e mães negras, periféricas e empreendedoras, além das formações profissionalizantes em audiovisual, comunicação e cultura digital para jovens negras.
Outro destaque é o projeto “Respeito às Diferenças”, realizado com alunos e professores de escolas públicas de 9 cidades, que tem entre os objetivos principais incentivar a leitura, a criatividade e a produção de textos a partir da discussão de temas ligados à equidade de raça, gêneros e outras minorias.
Mais sobre o Pacto de Promoção da Equidade Racial
Na assinatura de adesão estavam presentes ainda Rogério Tavares, vice-presidente de Relações Institucionais; Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea; Marina de Castro Rodrigues, gerente de Sustentabilidade; Adriana Albanese, gerente de Relações com Investidores; Fabiana Judas, diretora de Operações Financeiras; e representando o Pacto de Promoção da Equidade Racial, Theo Van Der Loo, diretor Estatutário; e Sérgio Pereira, gerente de Projetos e Parcerias.
O Pacto de Promoção da Equidade Racial é uma associação formada por 67 empresas signatárias: 99Jobs, Aegea, ADP, Afterverse Games, Alicerce Educação, Ambev, Animale, Arezzo, B3, Bayer, Banco Pan, Banco Fibra, Belgo, Bene, BMG, BNP Paribas, CESAR, CSN, Dasa, Firjan, Galena, Gerdau, GOL, Grupo Fleury, Grupo Soma, Ifood, Jive, Kraft, Movile, Movile Pay, Nesst, Pinheiro Neto, PWC, Senai, Sesi, Super Rico, Suzano, Sympla, Vale, Vivo, Vox, XP, Zoop, BrightMed, Sistema B.
Veja mais informações no site da Aegea.