Água na torneira mesmo no período de estiagem

Água na torneira

Para os próximos dias, não há previsão de chuvas. O anúncio pode ser ouvido praticamente todos os dias nos programas de meteorologia em TVs e rádios. Ou ser visto nos aplicativos dos celulares: 0% de chance de chuva. Uma das principais características desta época do ano, a falta de ocorrência de chuvas, é motivo de níveis baixos nos reservatórios e, por isso, as concessionárias da Aegea colocam em execução medidas para manter o abastecimento. A população também pode ajudar, evitando ainda mais o desperdício de água. Lavar quintais ou veículos, banhos demorados ou baixar a poeira na frente da casa, práticas comuns de quem mora em ruas sem asfalto, devem ser deixados de lado.

Plano de Contingência da Águas de Holambra

A Águas de Holambra (SP), uma das concessionárias da Aegea no interior de São Paulo, colocou em prática desde maio o Plano de Contingência à Estiagem, aprovado pela Prefeitura Municipal de Holambra e pela ARES/PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí). São diversas ações que incluem as operacionais, como combate às perdas de água e melhorias nas unidades de captação de água bruta, e campanhas para o uso racional da água, entre outras melhorias.

Em 2020, as ações implementadas pela concessionária na cidade garantiram a regularidade do abastecimento, mesmo com um regime de chuvas bem abaixo da média histórica. Holambra possui 12 reservatórios de água tratada distribuídos pelo município, com um total de 3.575 m3 de reservação.

Os mananciais do município são monitorados diariamente pela Águas de Holambra para garantir a regularidade no abastecimento e a segurança operacional a fim de enfrentar este período. O papel dos moradores é importante para que as iniciativas tenham um bom resultado.

Estudos geofísicos da Águas de Jauru (MT)

Para ampliar a capacidade de abastecimento no município, a Águas de Jauru (MT) executa ações operacionais que incluem o estudo e o acompanhamento das vazões em dois rios da região, o Fortuna e Brigadeirinho. Outras fontes alternativas de mananciais estão sendo estudadas para verificar a disponibilidade de recursos hídricos e complementar o sistema de abastecimento.

O monitoramento foi realizado por uma equipe técnica especializada, seguindo rigorosamente os padrões técnicos e com equipamentos próprios para garantir o melhor desenvolvimento do processo. A iniciativa faz parte do conjunto de melhorias para aumentar a segurança hídrica e evitar que os reservatórios fiquem com a reserva de água reduzida em função das poucas chuvas.

A concessionária também realizou estudos geofísicos na cidade a fim de detectar pontos viáveis para a captação de água subterrânea. O objetivo foi fazer um mapeamento de áreas com estruturas geologicamente favoráveis e sua potencialidade para perfuração de novos poços, aumentando ainda mais a capacidade de produção de água tratada no município.

Foram identificados dois pontos para instalação de poços tubulares profundos. “Nossa meta é oferecer para os moradores estruturas que passam por um processo rigoroso de planejamento e execução, que gere água de qualidade para atender a todos com segurança”, afirma o coordenador da Águas de Jauru, Maurício Peixoto.

Por meio do Centro de Controle de Operações (CCO) é feito o mapeamento de pressão em todos os pontos de abastecimento do município. O monitoramento permite antecipar a necessidade de melhorias para manter a regularidade do fornecimento de água à população em Jauru.

Pular para o conteúdo