Alunos visitam ETE para trabalharem o tema em sala de aula

Alunos Itapora

Portas Abertas é um programa da Aegea que foi realizado pela primeira vez pela MS Pantanal em Itaporã, cidade do interior de Mato Grosso do Sul. Alunos e professores da rede pública de ensino visitam unidades da empresa para conhecer de perto os processos dos serviços de água e esgoto.

A MS Pantanal, que assumiu em maio do ano passado a operação plena de serviços de coleta, afastamento e tratamento de esgoto em 68 municípios do estado, levou os onze alunos e três professores para conhecerem a Estação de Tratamento de Esgoto de Itaporã.

Os benefícios do saneamento

Eles puderam conhecer, passo-a-passo, todas as etapas do tratamento de esgoto e receberam panfletos educativos sobre o uso correto da rede e o descarte irregular de resíduos sólidos. De volta à escola, vão desenvolver textos e maquetes mostrando os benefícios do saneamento.

Eles aprenderam que o tratamento do esgoto ajuda a preservar rios, lagos, represas e mares. Sem tratamento, podem causar várias doenças. Uma pessoa que vive em local com rede de esgoto tratado falta 19,2% menos ao trabalho que aquelas que não têm acesso ao serviço.

Nas escolas o rendimento dos alunos é maior também quando crianças e jovens moram em locais com água e esgoto tratados. O preço dos imóveis aumenta quando há rede de esgoto. O saneamento é capaz de impulsionar o turismo e outros negócios, segundo estudos feitos pelo Instituto Trata Brasil.

Visita superou as expectativas

“A visita foi perfeita e superou nossas expectativas”, disse Gabrielly Gomes Leite, coordenadora do Centro de Educação Pequeno Príncipe. “Foi a primeira vez que nossos alunos tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura de tratamento de esgoto da cidade”, acrescentou.

A pedagoga da escola, Maria Heloísa, ressaltou a importância de os alunos terem sido acompanhados pelo técnico de segurança, Marivaldo Farias. “Estavam prontos para nos receber”, disse.

Para Rubens Calixto, supervisor do polo de Dourados da MS Pantanal, que guiou os alunos e professores no passeio, a visita foi importante para que os estudantes se conscientizassem sobre o funcionamento da coleta e tratamento do esgoto, bem como sobre o bom uso da rede.

Pular para o conteúdo