Mais preservação: parceria vai monitorar Lagoa de Juturnaíba

Lagoa Juturnaiba

Com uma embarcação, a equipe da Universidade Veiga de Almeida, campus Cabo Frio, percorreu pontos dos rios Bacaxá, Capivari e São João, e da Lagoa de Juturnaíba, na Região dos Lagos.

A ação no dia 17 de março foi feita para coletar amostras da água bruta, já que a lagoa abastece as cidades da região. Ela faz parte do Projeto Imersão, uma parceria de cooperação técnica entre a universidade e a Prolagos.

Por meio dela, será feito o monitoramento dos recursos hídricos, levantamento da avifauna da Lagoa de Araruama, produção de relatórios técnico e fotográfico, além de promover ações de educação ambiental.

Coletas mensais para avaliar qualidade da água

Essa foi a primeira coleta realizada no manancial, pela universidade. Durante o ano, mensalmente serão recolhidas amostras da água, que serão analisadas no laboratório da UVA e encaminhadas para a concessionária. Neste período serão avaliados oito parâmetros de qualidade da água.

“Com esses estudos, poderemos apoiar as autoridades competentes na criação de políticas públicas em prol da preservação e fiscalização das áreas no entorno da lagoa, prevenindo possíveis degradações do meio ambiente”, pontua Pedro Freitas, diretor-presidente da Prolagos.

Desenvolvimento acadêmico

A parceria vai proporcionar aos alunos a experiência de uma pesquisa prática, em um ecossistema local, com inúmeros benefícios para a sociedade da Região dos Lagos. O monitoramento é também uma oportunidade para o desenvolvimento acadêmico.

“Os estudantes saem muito mais fortes para o mercado de trabalho do que se eles ficassem somente nos bancos da universidade, aplicando na prática, todos os conhecimentos que eles adquirem na teoria”, ressalta Flávia Martins, coordenadora dos cursos de Engenharia Ambiental e de Produção.

Outras melhorias

Além do reforço na análise da qualidade da água bruta, a concessionária também investiu na melhoria do monitoramento da barragem e da estação de tratamento de água. Foram instaladas mais de 60 câmeras, divididas entre as duas unidades, que permitem acesso à ETA e ao Centro de Controle Operacional, o CCO, situado na sede da Prolagos, em São Pedro da Aldeia.

“Alguns desses equipamentos contam com a tecnologia speed dome, um dispositivo de alta performance que capta e processa imagens de alta qualidade. Com ele, é possível controlar remotamente a direção e aproximação do que queremos captar, tornando ainda mais eficiente o monitoramento das unidades”, explica Gabriela Negreiros, coordenadora de Operações da Prolagos.

Pular para o conteúdo