Amor pela vida é a fórmula da colaboradora que encerra nosso especial

Amor pela vida é a fórmula da colaboradora que encerra nosso especial

Lilian Mendes, 50 anos, operadora na ETE Parque dos Anjos, em Gravataí, da Ambiental Metrosul (RS), é pura inspiração. Encontra tempo para várias atividades e procura fazer tudo com perfeição. Uma pessoa e profissional além da conta.

“Quando a gente gosta do que faz, tudo fica mais leve, flui melhor, e eu sou apaixonada por ser mulher, por ser mãe, pelo meu serviço e pela profissão que eu escolhi. A maior motivação vem daí, eu amo viver”, diz Lilian Mendes.

Ela diz que aprende muito com as pessoas. “Tem sempre algo que eu vou levar para a vida”, afirma. Técnica em Química, está na Metrosul desde 2020, quando a Parceria Público-Privada começou a operar.

A experiência em laboratório de análises ajuda no aprendizado que está tendo no saneamento. “Em dezembro, me formei em Tecnóloga em Gestão  de Meio Ambiente, mas quero seguir estudando, me desenvolvendo”, diz.

Sonhos que motivam e geram desenvolvimento

“Nem eu sabia que ia gostar tanto de Química, nem de saneamento como agora. Costumo me entregar às oportunidades e acredito que isso abre portas. Não tinha condições de pagar, mas insisti tanto que ganhei uma bolsa de estudos. Foi maravilhoso”, conta Lilian.

Segundo ela, tudo começa com os sonhos, ter objetivos. Depois, acreditar e ir atrás. “Nada vem de graça, tem que fazer acontecer. O ser humano tem que querer. Eu vejo aqui na empresa, as pessoas têm garra, eu noto que toda a equipe está sempre fazendo mais e melhor”, afirma.

Respeito Dá o Tom 

“Os meninos”, como ela se refere à equipe de operadores que trabalham com ela, única mulher entre 11 homens, a respeitam muito. “Eu me impressiono com a forma como a Aegea trata a questão da mulher, da igualdade e das diferenças. Não perco uma palestra ou atividade do Respeito Dá o Tom”, diz.

O Respeito Dá o Tom, programa de igualdade e diversidade da Aegea, é sempre motivador, diz ela. “Tem muita integração entre as equipes. É como uma família”, afirma. A família em casa – três filhos e uma neta – é também fonte de inspiração para alegrias e para seguir sonhando com mais evolução.

Como brigadista, Lilian atua em uma equipe ainda mais masculina – são 21 homens. “Acabo nem percebendo isso, o que é interessante é que o que importa é o trabalho, a ação em time, integrada, independente de raça, de gênero ou qualquer outra diferença”, diz ela.

Multiplicadora de Integridade

Outra admiração que Lilian tem na Aegea é pelo Programa de Integridade. “Eu gosto de ser íntegra e não sabia que tinha algo específico para isso, aqui na empresa descobri que existia um Programa de Integridade e fui me envolvendo. Em cada palestra, fui aprendendo mais, a equipe da Diretoria de Integridade consegue traduzir os conceitos com palavras simples, de uma forma que fica muito fácil para entender. Hoje levo o tema para a vida, para o meu dia a dia fora da empresa. Converso com o meu filho, com os amigos, faço ações espontâneas para divulgar, por isso me tornei Multiplicadora de Integridade. Não é uma obrigação participar das reuniões de Compliance, é uma paixão”, diz,

A química da paixão pela vida é motivação para mais crescimento

“Como a empresa nos dá condições de crescimento, precisamos fazer a nossa parte, aprendendo, estudando e se aprimorando para crescer com segurança, consciente de cada etapa. Busco aprender todos os dias, com os outros profissionais com os quais me relaciono”, conta. 

“Amor pela vida. E todos os ingredientes, tudo o que acontece no decorrer da vida, tanto no aspecto profissional quanto pessoal, são os reagentes. A vida não é fácil para ninguém, mas somos fortes demais. A mulher gera vida, então olha só a nossa força. Não é física, mas é poderosa”, afirma.

Pular para o conteúdo