Ampliação do atendimento nas unidades da Aegea no Rio e Maranhão

Ampliação do atendimento nas unidades da Aegea no Rio e Maranhão

“Antes eu convivia com esgoto em frente à minha casa e meu local de trabalho. Agora mexeram na rede de esgoto e resolveram esse problema de uma vez por todas! Enfim, eu posso atender as clientes em minha clínica sem medo de ser feliz”, afirma a esteticista Miriam Albuquerque.

Com 54 anos, ela vive no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, e comemora a chegada dos serviços. É uma nova realidade para ela e 22 mil moradores de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, que foram contemplados com a ação da Águas do Rio.

Mais cuidados com a saúde da população

Está sendo feita a recuperação do sistema de esgoto sanitário em sete bairros do município. O esgoto coletado nessa região é tratado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Pavuna, que tem capacidade de 300 litros por segundo.

“Esse investimento significa, sobretudo, um cuidado com os caxienses. Com água e esgoto tratados, a população adoece menos por doenças de veiculação hídrica. Dessa forma, todos ganham em qualidade de vida”, avalia Hemerson Gomes, coordenador de operação da Águas do Rio. 

Essa ação reforça o compromisso da empresa em alcançar a universalização do serviço nos próximos 12 anos, ampliando o acesso para 90% da população.

Mais sobre o sistema de esgoto 

A população pode contribuir para evitar problemas na rede de esgoto. É preciso ter alguns cuidados como: não jogar pó de café no ralo da pia da cozinha; não plantar árvores perto dos esgotos; não despejar óleo usado na pia; não descartar fraldas, preservativos, absorventes e papel higiênico no vaso sanitário e manter sempre uma tela sobre o ralo.

O esgoto é composto por toda a água que passa pelos encanamentos de casas, escritórios e estabelecimentos comerciais após a utilização para atividades domésticas e industriais. Ou seja, é todo o resíduo que a população produz utilizando água, que desce por todas as pias e vasos sanitários, além do chuveiro e ralos.

O tratamento do esgoto é importante para a preservação do meio ambiente, pois os resíduos encontrados podem contaminar rios, lagos, represas e mares porque possuem excesso de sedimentos e micro-organismos causadores de doenças, como a leptospirose e cólera, por exemplo.

Ampliação também no Maranhão

A Águas de Timon (MA) segue com o cronograma de obras de esgoto no município. Os investimentos integram o programa Timon Saneada II, cujo objetivo é universalizar o acesso à coleta e tratamento de esgoto na cidade até 2026. As equipes estarão em dois bairros agora em abril.

Os agentes socioambientais da Águas de Timon realizam visitas porta a porta para dialogar com os moradores do Residencial Cocais, onde a rede já foi implantada, reforçando sobre a importância da conexão dos imóveis à rede de esgoto. É a campanha “Quem cuida, conecta”.

Investimentos que trazem benefícios para todos

“Uma cidade saneada ganha em saúde, qualidade de vida e bem-estar. Nos últimos dois anos construímos e recuperamos mais de 70 km de rede de esgoto, novas elevatórias e uma estação de tratamento. Com isso, o percentual de cobertura para coleta e tratamento de esgoto no município aumentou de 3% para 40%. Seguimos firmes nos investimentos com o objetivo de transformar a cidade em referência no Maranhão”, destaca Guilherme Coeli, gerente de Operações da Águas de Timon.

Desconto escalonado e Tarifa Social

Conforme Lei Federal, é obrigatório fazer a ligação da residência à rede pública de esgoto. A unidade oferece a possibilidade do cliente parcelar o valor do serviço em até 60 vezes na própria fatura. 

Para ajudar as famílias a se organizarem financeiramente, ao longo do primeiro ano do serviço, a Águas de Timon oferece desconto escalonado na tarifa mensal. 

O benefício é oferecido da seguinte forma: 50% de desconto nos seis primeiros meses; 25% nos três meses seguintes e, por fim, 12,5% nos últimos três meses, totalizando 12 meses de desconto.

Para as famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico, há ainda o benefício da Tarifa Social. Além da redução do valor da fatura mensal para a metade, oferece 50% de desconto no preço do serviço de conexão de esgoto.

Pular para o conteúdo