As metas da Agenda 2030 no último dia da Glocal Experience

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

Afinal, o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e por que precisamos falar sobre isso? Essa foi a pergunta que guiou o diálogo entre a atriz Regina Casé, Denise Hills e Raull Santiago, produtor cultural e audiovisual, ativista pelos direitos humanos, mudanças climáticas, negritudes e vida na favela. O encontro aconteceu no encerramento da Glocal Experience no domingo, 17 de julho.

GLOCAL Experience Regina Case Águas do Rio Aegea
As metas da Aegea 2030 no último dia da Glocal Experience

Mudanças aceleradas

Denise Hills, eleita SDG Pioneer Brasil 2022 e a primeira mulher a presidir a Rede Brasil do Pacto Global da ONU, disse que estamos vivendo cada dia mais o impacto das mudanças no nosso ambiente. “O mundo está mudando tanto que hoje estamos vivendo algo que achávamos que estava muito distante de acontecer. Precisamos ocupar os espaços com representatividade”, iniciou Denise Hills.

“Intencionalidade. Essa é a palavra que precisamos potencializar hoje. Precisamos estar inteiramente em um lugar”, completou Regina Casé. Ao falar sobre inclusão e acessibilidade, a atriz comentou a importância de dar espaços e oportunidades relevantes, com condições justas para todos – a equidade. Usou como exemplo a própria Glocal.

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

A importância do Pacto Global e das ODS para a Aegea

A Aegea já coloca em prática a essência do que foi discutido na Glocal Experience. Inclusão, equidade e empregabilidade são objetivos do Programa Respeito Dá o Tom, criado pela empresa em 2017. A Aegea também segue os princípios de ESG e é signatária do Pacto Global desde 2016. Não só ampliou a parceria com a maior rede corporativa de sustentabilidade como apoiadora exclusiva do setor de saneamento básico.

Além disso, a Aegea coordena a Plataforma de Ação pela Água da Rede Brasil do Pacto Global, que busca construir uma agenda de governança em água. Recentemente, a empresa deu mais um passo para fortalecer o compromisso com a sustentabilidade e as metas da Agenda 2030 aderindo ao Movimento +Água. O objetivo é impactar positivamente a vida de milhões de brasileiros com a universalização dos serviços de água tratada.

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

Compromisso dos jovens

Mais cedo, os visitantes acompanharam um debate sobre o compromisso das gerações mais jovens com o desenvolvimento sustentável. Thux, da plataforma PerifaConnection, foi muito franca e direta. “A gente quer conseguir construir para mostrar resultado e trazer novas pontas para se conectarem. Precisamos refletir e saber que cada um tem uma trajetória e faz diferença no seu território”, disse.

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

“A gente precisa perguntar para os novos políticos que vão entrar quais são as propostas de segurança alimentar, de saneamento básico. Precisamos identificar quem são os que vão trabalhar junto com a gente nessa mudança“, completou Daniel Calargo, do Observatório Internacional da Juventude.

GLOCAL Experience Águas do Rio Aegea

Debates mobilizaram 38 mil pessoas

Os debates sobre os 17 ODS mobilizaram cerca de 38 mil pessoas nos nove dias do evento. Entre elas, representantes de diferentes grupos sociais, incluindo Governos, Academia, Instituições, setor privado e público. Essa foi apenas a primeira fase da Glocal Experience, que tem uma extensa agenda de atividades e compromissos até o fim do ano com foco em um futuro sustentável em 2030.

“Nosso objetivo neste momento era proporcionar um espaço de debate e troca de informações, onde diferentes grupos pudessem falar sobre atitudes que vêm alcançando resultados e pensar em como podemos multiplicar ações positivas efetivas. Já a partir dos próximos dias damos início a um novo momento, que poderá nos levar a ações práticas decisivas para 2030”, afirma Rodrigo Cordeiro, diretor geral da Glocal Experience.

Fotos: Júlio César Guimarães e Paulo Whitaker.

Pular para o conteúdo