Uma árvore plantada hoje vai oferecer sombra, ajudar na produção de água e proporcionar mais qualidade de vida por décadas. Uma palestra em uma escola pode despertar em uma criança a consciência sobre o uso responsável da água. Um gesto simples, quando compartilhado, tem potencial para gerar impactos que ultrapassam gerações.
É com esse espírito que colaboradores da Aegea se mobilizam desde o início do mês.
O cultivo de mudas, palestras educativas nas escolas, workshops, projetos de reciclagem e iniciativas de conscientização marcam o Mês do Meio Ambiente nas unidades da Aegea em diferentes regiões do país. Ao longo de junho, colaboradores participaram de ações voltadas à preservação dos recursos naturais e ao fortalecimento da educação ambiental nas comunidades.
As atividades movimentaram equipes de diversas concessionárias, reforçando que pequenas atitudes diárias podem gerar impactos positivos para a conservação do meio ambiente e para a qualidade de vida das futuras gerações.
No Sul, alunos de escolas públicas participaram de demonstrações práticas das etapas do tratamento de água, tornando o conhecimento mais próximo da realidade.
Educação ambiental e conscientização
No Rio Grande do Sul, equipes da Corsan participaram de diferentes ações de recuperação ambiental. Em Garibaldi, colaboradores realizaram o plantio de 30 mudas de ipê-amarelo e manacá na barragem do município. Já em São Lourenço do Sul, uma ação conjunta entre os setores de Responsabilidade Social, Voluntariado e estudantes da rede municipal resultou no cultivo de 50 mudas.
“A preservação ambiental é uma responsabilidade de todos nós. Ações como essas fortalecem a sensibilização da população sobre a importância de proteger e cuidar dos recursos naturais, garantindo um desenvolvimento mais equilibrado e responsável para todos”, disse a supervisora de Meio Ambiente da Diretoria Norte, Cristina Mersoni.

A mobilização também chegou a Catuípe, onde foram plantadas 40 árvores de espécies nativas, entre elas araçá, angico e guabiju. E a Camboriú, onde os voluntários plantaram 50 mudas de ingá, aroeira-vermelha, tapiá e pau-viola.
Para a supervisora de Meio Ambiente da Corsan, Danieli Schallemberger, a iniciativa vai além do plantio da vegetação. “Além de plantar, é fundamental acompanhar e cuidar dessas espécies para que cresçam saudáveis e cumpram seu papel ambiental. As árvores nativas contribuem para a conservação da biodiversidade, favorecem a fauna local e ajudam a construir cidades mais equilibradas e resilientes.”

Horta comunitária
O projeto Horta Comunitária de Guaporé também recebeu uma atividade voltada ao fortalecimento dos espaços verdes.
“Quando as crianças entendem o valor da água, das árvores, dos animais e da limpeza dos espaços físicos, elas crescem mais conscientes e ajudam a construir um futuro melhor”, disse o diretor da Horta Comunitária, Bruno José Campos, ao agradecer a doação de mudas.
Palestras e workshops
A programação incluiu ainda um workshop na cidade de Canela (RS), com a participação de 30 colaboradores, e diálogos ambientais promovidos nas bases da Ambiental Ceará e da Ambiental Crato, que discutiram os impactos ambientais sobre a vida marinha.
“Cada ação consciente nos fortalece como protagonistas na construção de um futuro mais sustentável”, cita a analista de responsabilidade da empresa em Canela, Andréa Frizon.

Colaboradores da Águas de Manaus participaram de uma palestra conduzida pelo gerente de recursos hídricos do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Daniel Nava, que abordou os impactos das mudanças climáticas e a importância da preservação dos recursos naturais.
Estudantes e recuperação ambiental
No Rio de Janeiro, a Regenera Rio realizou o plantio de mudas nativas da Mata Atlântica para fortalecer o cinturão verde da área operacional da Companhia. A atividade contou com a participação de estudantes da pós-graduação em engenharia ambiental da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Já a Águas do Rio segue ampliando o projeto Mangue Alegria, desenvolvido em parceria com o biólogo Mário Moscatelli. Desde 2023, a iniciativa já retirou 450 toneladas de resíduos sólidos do ecossistema e promoveu o plantio de 19,6 mil mudas nativas para recuperação de áreas de manguezal na região da Baía de Guanabara.
Além das atividades especiais realizadas em junho, as ações contínuas reforçam o compromisso ambiental e social permanente das unidades da Aegea.
