Ativista indígena inspira outras mulheres com publicação de história

Vanda Ortega

A ativista indígena e costureira Vanda Ortega Visoto vem recebendo apoio para que sua voz saia da floresta e ganhe o mundo. Sua carreira também avançou muito desde que foi selecionada para o projeto da Águas de Manaus (AM): Biografias Colaborativas.

Aos 33 anos, a Técnica em Enfermagem e representante de 305 povos que vivem no Brasil, sente-se feliz por ter sua trajetória de luta contada em livro, para inspirar outras pessoas. O projeto também incentiva o empreendedorismo entre as mulheres biografadas.

Histórias inspiradoras

Além de Vanda Ortega, participam Chay Santos, Maíse Ribeiro, Michelle Leite e Rute Lima. O projeto foi iniciado em abril do ano passado com a proposta de transformar diferentes histórias de mulheres da cidade em obras que inspiram outras mulheres.

Ato de resistência

Técnica de enfermagem que se destacou pelo trabalho durante a pandemia, Vanda diz que sua biografia é um ato de resistência dos povos da Floresta. “Sou representante de mais de 305 povos que vivem no Brasil. O país muitas vezes renega nossa existência. Então, nossas vozes precisam sair da floresta e ganhar o mundo. Com esse livro, estou fazendo isso”, destacou.

Apoio para incrementar os negócios

O Biografias Colaborativas é apresentado pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e patrocinado pela Águas de Manaus. Para participar do projeto, as cinco superaram mais de 100 concorrentes. Cada uma recebeu um aporte financeiro para incrementar os seus negócios.

Desde que foram selecionadas, as biografadas participaram de treinamentos e consultorias de empreendedorismo, com o foco nos negócios de cada uma.   A primeira tiragem das cinco biografias está disponível para venda na livraria Leitura e no site www.biografiascolaborativas.com.br. Cada livro custa R$ 40.

Pular para o conteúdo