Atuando em todos os biomas brasileiros, a Aegea enfrenta os mais diversos efeitos das mudanças climáticas em suas unidades, fazendo da busca por soluções para mitigar seus efeitos uma constante.
Na Amazônia, por exemplo, estão unidades da Aegea como a Águas de São Francisco (PA) e Águas de Manaus (AM), na Caatinga a Ambiental Crato, no Cerrado a Águas de Jauru (MT), na Mata Atlântica está a Ambiental Serra (ES), no Pampa a Corsan (RS) e no Pantanal a MS Pantanal (MS).
Cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas e do futuro
“Na Aegea, acreditamos que cuidar do meio ambiente é cuidar das pessoas e do futuro. Combatemos as mudanças climáticas com ações concretas: ampliamos o saneamento e restauramos ecossistemas, reflorestamos bacias, reduzimos perdas, usamos energia renovável e promovemos justiça climática com soluções acessíveis para as populações mais vulneráveis. É assim que construímos um futuro mais sustentável e inclusivo.”
A afirmação da diretora de Sustentabilidade da Aegea, Adriana Albanese, está demonstrada ao longo da Revista Aegea em uma publicação que aborda as relações entre as mudanças climáticas e o saneamento.
A adoção de fontes limpas de energia que contribuem para a redução de gases de efeito estufa está entre as soluções da Aegea para um planeta mais equilibrado. Atualmente, 98% da energia consumida nas operações da Aegea provém de fontes renováveis.
De outros biomas vem a resiliência hídrica, que é a capacidade de se preparar para superar os desafios relacionados com a água e manter o abastecimento mesmo se os rios estiverem secando. A manutenção da qualidade e regularidade é feita com inovação e sustentabilidade.
A economia circular, forte aliada no enfrentamento das mudanças climáticas, é o exemplo trazido pela MS Pantanal e Corsan Aegea. A publicação mostra também histórias de superação motivadas pela força das comunidades no avanço do saneamento.
Como as mudanças climáticas afetam de forma desproporcional as pessoas mais vulneráveis, intensificando as desigualdades, a Aegea tem priorizado levar os serviços de saneamento para áreas onde vive quem mais precisa, como as comunidades do Rio de Janeiro.
Outra vertente da atuação da Aegea de levar saúde e dignidade à população, é reforçado por políticas afirmativas para mulheres e, principalmente, pessoas negras. O programa pioneiro Respeito Dá o Tom promove há mais de sete anos uma sociedade mais justa e igualitária, com ações concretas e metas factíveis dentro da Aegea.
Para viabilizar vidas melhores mesmo em períodos de crise hídrica: a Tarifa Social. A Revista Aegea mostra como o benefício é colocado em prática pela Águas de Timon, no Maranhão.
Outra vertente da atuação da Aegea de levar saúde e dignidade à população, é reforçado por políticas afirmativas para mulheres e, principalmente, pessoas negras. O programa pioneiro Respeito Dá o Tom promove há mais de sete anos uma sociedade mais justa e igualitária, com ações concretas e metas factíveis dentro da Aegea.
Considerados os herdeiros do clima, os jovens acreditam que os eventos extremos são consequências diretas das ações humanas. Este é o assunto para as unidades da Aegea em Timon e em Teresina, que trazem para a publicação como os estudantes ajudam o setor a se preparar para novos cenários por meio do Projeto Pioneiros.
Outras contribuições da Aegea estão na editoria Tecnologia e Inovação. Acesse e confira!