Barcarena (PA) vai ganhar a segunda ETE

Primeira estação de tratamento de esgoto foi construída pela Águas de São Francisco em 2020

Depois de pouco menos de um ano após inaugurar a primeira estação de tratamento de esgoto de Barcarena (PA), a Águas de São Francisco iniciou os investimentos para construir a segunda. A ETE Cabanos II receberá o esgoto de parte da Vila dos Cabanos e de outros bairros do município, beneficiando mais de 5 mil pessoas. As obras estão na fase de urbanização e a previsão é que obras sejam concluídas no segundo semestre de 2021.

“Com as duas ETEs em operação, pelo menos 14 mil moradores serão beneficiados. Isso é mais saúde e qualidade de vida para todos e crescimento sustentável para a cidade e conservação do meio ambiente”, comenta o coordenador da Águas de São Francisco, Fernando Teles. “A ETE Cabanos II será similar à ETE Cabanos I. Contendo os mesmos processos e tipo de tratamento, vai aumentar a região atendida com tratamento de esgoto”, explica o engenheiro Mauro Gonçalves.

Mudança de realidade

A primeira estação construída tem capacidade para tratar 18 mil litros de dejetos por hora. A ETE foi um investimento feito para começar uma mudança necessária em um estado com a pior posição no Ranking do Saneamento 2020, do Instituto Trata Brasil. “Mais da metade da população paraense não tem acesso à água tratada e apenas 5% conta com coleta de esgoto. A Região Norte tem uma dificuldade muito grande em levar esses serviços à população, por isso é um orgulho ver uma cidade como Barcarena caminhar na direção certa”, destacou o presidente-executivo do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, na inauguração da Estação de Tratamento de Esgoto Cabanos I, realizada em evento on-line em 05 de junho de 2020.

A inauguração da ETE Cabanos mudou uma antiga situação em Barcarena: poços rasos são perfurados ao lado de fossas, colocando a saúde da população em risco. As praias e os igarapés do município passaram a contar com o esgoto tratado como aliado na preservação dos recursos hídricos. “A ETE vai dar melhor condição de vida para os ribeirinhos. Ter saúde é fundamental”, disse a pedagoga Roseane Simões Cardoso, que mora no município desde a década de 1980. 

O tratamento do esgoto

A ETE Cabanos II utilizará a mesma tecnologia da estação que já está funcionando, o Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (RAFA), que confere mais eficiência na operação e requer menor utilização de espaço territorial, quando comparado às estruturas tradicionais. Tem também um processo de polimento final e de remoção de sólidos, chamado de Tanque Imhoff. Após o tratamento do esgoto, por meio de processos físicos e biológicos, o efluente tratado é lançado de volta ao meio ambiente, conservando os recursos naturais.

Pular para o conteúdo