Beber água: essencial para a saúde do corpo e da mente

Beber água: essencial para a saúde do corpo e da mente
Texto: Rosiney Bigattão

Muitos são os motivos para beber água com regularidade e a indicação vem de médicos, nutricionistas e de sites de saúde e bem-estar. Na verdade, nosso corpo não funciona muito bem se não estiver hidratado.

É por meio da água que conseguimos digerir os alimentos, absorver os nutrientes, regular a temporal corporal e eliminar as toxinas, segundo o PC na Cidade

Equilíbrio hídrico

Nosso corpo trabalha muito, silenciosamente, para manter o equilíbrio hídrico. Muitos indicadores de saúde são feitos a partir desse equilíbrio, entre a quantidade de ingerida e eliminada pelo organismo, afinal, de metade a dois terços do peso médio de uma pessoa é de água.

No corpo da mulher, a porcentagem de água é de 52% a 55%, menor do que no homem, que tem 60%. Nos idosos a quantidade também é menor, por isso a importância ainda maior de cuidar da ingestão de água deles. Pessoas obesas também costumam ter menos água nas células.

Segundo o Manual MSD, um homem de 70 quilogramas tem 42 litros de água no corpo: 28 litros dentro das células, 10,5 litros no espaço ao redor das células e 3,5 litros, ou aproximadamente 8% da quantidade total de água, no sangue.

Quantidade e qualidade de água

Quando a quantidade de água fica baixa, podemos ficar desidratados, o que acarreta fraqueza, aceleração do coração e até perder a orientação.  Além disso, limitação da mobilidade ou redução do nível de consciência podem impedir que a pessoa sinta sede ou consiga beber uma quantidade suficiente de líquido. O ideal depende do biotipo de cada pessoa, mas a média é de dois litros de água por dia.

Portanto, com tanta água circulando em nosso corpo, é fundamental cuidar da qualidade do produto ingerido. Para a coordenadora de Operações da Águas de Camboriú, Alana Lassen, é preciso que a água consumida seja tratada e de fontes confiáveis.

Água que desce de encosta de morros, por exemplo, pode trazer doenças.  A exemplo do que acontece na Águas de Camboriú, a água que as unidades da Aegea fornecem para os moradores passa por um rígido controle de qualidade em todo o processo, desde a captação até a distribuição final.

Garantia de água de qualidade

Definido como um recurso natural, incolor, encontrado em três estados: o sólido, líquido e gasoso. É um dos recursos mais preciosos do planeta por nos manter vivos. É muito mais que moléculas de hidrogênio e oxigênio, pois pode dissolver uma ampla quantidade de substâncias que vão conferir características peculiares.

No processo de tratamento feito nas unidades da Aegea, são analisados uma série de parâmetros para que a água tratada tenha qualidade e seja sinônimo de saúde. Feita por profissionais especializados em laboratórios de monitoramento de qualidade, a análise verifica características químicas, físicas e biológicas.

Quer ter mais saúde? Beba água de qualidade!

Pular para o conteúdo