Captação de água tem volume recorde com altas temperaturas

Captação de água tem volume recorde com altas temperaturas

Nas últimas semanas, a onda de calor que afeta o Brasil tem aumentado a temperatura até em locais que, geralmente, têm clima ameno. A situação se repete também em Mato Grosso do Sul, um dos estados mais quentes do país, que chegou a registrar no dia 22 de outubro na capital, 38,1ºC, próxima à do deserto do Atacama, no Chile.

Em comparação aos dois últimos anos, a temperatura média no mês de outubro de 2023 em Campo Grande (MS) registrou um aumento de 3 graus, enquanto a precipitação em mm está 93% menor em relação ao mesmo período do ano passado.

Ações preventivas mantém abastecimento

Com as altas temperaturas durante o período de estiagem, a Águas Guariroba (MS) intensificou as ações preventivas com o objetivo de evitar o desabastecimento de água devido ao aumento de consumo. 

Como resultado dessas ações, a concessionária registrou no mês de outubro o índice de 306 milhões de litros de água captados, número recorde em 23 anos de operação.

O volume recorde celebra os investimentos em segurança operacional dos últimos anos, mantendo a cidade abastecida 24 horas, além de destacar os investimentos da concessionária em infraestrutura no primeiro semestre de 2023.

Investimentos no sistema

Neste ano, a Águas Guariroba ativou três novos poços de água que reforçaram o sistema de abastecimento de Campo Grande. Os poços estão localizados nas regiões do Parque dos Poderes, Chácara dos Poderes e São Caetano e beneficiarão mais de 10 mil pessoas.

“Estamos investindo na capacidade de produção de água em Campo Grande. Os novos poços e demais ações em operação pela Águas Guariroba melhoram o sistema de abastecimento de nossa cidade, reduzindo o risco de desabastecimento e proporcionando maior segurança operacional da água que chega até a residência da população”, afirma Gabriel Buim, o diretor-executivo da Águas Guariroba.

Regularidade nas torneiras dos moradores

No final do ano passado, como parte das ações de revitalização e segurança operacional no abastecimento, foi realizada a limpeza mecânica da adutora da captação do Guariroba com a utilização do PIG, equipamento que fez a manutenção de 15 km de tubulação com retirada de incrustações, contribuindo para que os moradores continuem recebendo água tratada e com regularidade.

Ainda como parte dos investimentos em infraestrutura de abastecimento, em 2021 nove novos poços foram perfurados, ampliando em mais de 1,7 milhões de litros por hora a produção de água na cidade.

“Todos os dias buscamos melhorar nossa prestação de serviço. Temos o sistema de abastecimento de Campo Grande na palma da mão, conseguimos acompanhar o consumo na cidade toda, parametrizar oscilações na distribuição e realizar manobras emergências, quando necessário, garantindo que não falte água nas torneiras do campo-grandense”, disse Buim.