Recuperar e preservar o meio ambiente é missão diária cumprida com paixão e seriedade nas unidades da Aegea nos 154 municípios de atuação. Por isso, começamos nossa matéria sobre as comemorações em torno do Dia Mundial do Meio Ambiente com a programação especial feita pelo Museu do Amanhã, na capital do Rio de Janeiro.
É uma semana inteira de atividades com o objetivo de proporcionar a troca entre especialistas, comunidades e sociedade civil sobre a construção de um futuro mais sustentável para todos. O Museu do Amanhã é gerido pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão, IDG, um exemplo bem-sucedido de parceria entre o poder público e a iniciativa privada,
Diálogos Ambientais
O Museu do Amanhã conta com o apoio do Instituto Aegea e da Águas do Rio no evento Diálogos Ambientais, que trará uma série de encontros para debater os principais desafios do uso de recursos naturais e da recuperação de ecossistemas na próxima década.
Édison Carlos, presidente do Instituto Aegea e diretor de sustentabilidade da Aegea, lembra que a recuperação e a preservação do meio ambiente são vitais e vão além das necessidades atuais, pois são a garantia do legado que precisamos deixar para as gerações futuras.
A Aegea, como líder em saneamento básico, é referência em serviços essenciais como levar água tratada às pessoas, coletar e tratar esgoto de milhões de brasileiros, ações fundamentais para a proteção de córregos, lagoas, rios e do mar.
Busca por um futuro sustentável
A busca por esse futuro sustentável traz para a Aegea, segundo Édison Carlos, a responsabilidade de propor e conduzir discussões e iniciativas por infraestruturas que busquem um maior equilíbrio entre o desenvolvimento socioeconômico e um meio ambiente saudável.
O Instituto Aegea atua como um núcleo de inteligência social e de sustentabilidade, acompanhando e realizando ações com o que há de mais avançado no Brasil e no mundo no campo do investimento social e negócios de impacto, prioritariamente nas áreas de saúde, educação e geração de renda.
Este olhar sustentável, já é perceptível com o início de ações para a recuperação ambiental no estado do Rio de Janeiro. Por meio da Águas do Rio, estão sendo realizadas iniciativas que vão além dos serviços de saneamento básico. A concessionária vai promover o maior projeto de recuperação ambiental e econômico no país: a despoluição da Baía de Guanabara.
Além do apoio do Instituto Aegea e Águas do Rio, a ação Diálogos Ambientais tem a parceria da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), dentro da mobilização Rio 2030.
Hortas nas escolas e desafio interno no Rio Grande do Sul
O Horta na Escola é a primeira de uma série de ações programadas pela Ambiental Metrosul, na Região Metropolitana de Porto Alegre, durante o mês de junho. A iniciativa consiste na doação de Kits contendo sementes para que escolas da rede pública de ensino dos municípios atendidos pela empresa cultivem hortas em seus espaços.
O objetivo é estimular, por meio de atividade lúdica entre professores e alunos, a reflexão sobre sustentabilidade e a preservação ambiental. Assim, novos multiplicadores de boas práticas são motivados, fazendo com que os exemplos e aprendizados adquiridos em sala de aula sejam levados para a comunidade, podendo ser replicados entre familiares e amigos.
Ciclos sustentáveis
Sementes de tomate cereja, salsa lisa, pimenta-biquinho, mix de folhas, manjericão roxo, alecrim, hortelã e orégano, além de orientações de plantio e informações sobre como fazer compostagem com o lixo orgânico produzido pelos alunos na escola compõem o pacote. Dessa forma, podem ser trabalhados conteúdos sobre ciclos sustentáveis na sala de aula.
A unidade vai fazer também plantio de mudas em áreas degradadas e muitas outras ações. Internamente, lançou um desafio para os colaboradores: “Exemplo vem de casa”. Durante todo o mês, eles devem postar o que fazem em casa para melhorar o meio ambiente. Quem participar, concorre ao sorteio de uma bicicleta.
Feira do Meio Ambiente e Turismo em Teresina
Não fosse a distância, as hortas das escolas do Rio Grande do Sul poderiam usar o adubo produzido em Teresina, no Piauí. A alternativa sustentável que recolhe sobras de alimentos e transforma em material para recompor o solo por meio de composteira caseira faz parte do stand da Águas de Teresina (PI) na Feira do Meio Ambiente e Turismo.
Chamada de Ecothe, a feira é promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Teresina. A programação da concessionária teve ainda palestras. “Caminho da água até chegar às torneiras” foi o tema do gerente de Produção, Alexandre Oliveira. O coordenador de EHS da Águas de Teresina, Aparecido de Souza, falou sobre “Consumo consciente de água”.
Durante a semana, os alunos do Instituto Federal do Piauí visitam as instalações da Estação de Tratamento de Água Sul. Uma oportunidade para conhecer a rotina e também tirar dúvidas diretamente com os profissionais da empresa acerca dos processos que envolvem a coleta, o tratamento e o abastecimento de água em Teresina.
A programação também contará com a revitalização de uma praça, na zona Norte da capital, em parceria com a Unimed Teresina; além de apresentação com alunos da escola São Sebastião, no bairro Itaperu, zona Norte da capital, acerca da sustentabilidade. A concessionária também fará a entrega de sementes, como símbolo de respeito ao meio ambiente.
Rondônia com cidades mais azuis e ainda mais verdes
Em parceria com a prefeitura municipal, a Águas de Ariquemes (RO) promoveu uma Pedalada Ecológica para celebrar a data. Também teve PitStop, palestra em escolas e limpeza de igarapé. Em paralelo, o Portas Abertas teve uma temática voltada para a preservação do meio ambiente e o consumo consciente.
Em Buritis, um seminário sobre proteção de recursos hídricos foi realizado em parceria com a prefeitura e a Agência Reguladora. Representando a Águas de Buritis no evento, o coordenador de Meio Ambiente e Segurança, Anthero Luiz dos Santos, palestrou sobre a importância da recuperação de áreas degradadas, principalmente às margens de rios, igarapés e nascentes.
A população de Pimenta Bueno se beneficiou durante a Semana do Meio Ambiente com os programas Saúde Nota 10 e também o Portas Abertas. Nas escolas e nas ETAs, alunos de escolas públicas têm acesso a conteúdos com temáticas ambientais. Além disso, a cidade recebeu a exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”.
Além dos programas, em Rolim de Moura a população foi presenteada com 200 mudas de árvores, uma parceria com a Prefeitura Municipal e suas secretarias. O objetivo é tornar as áreas mais arborizadas, colaborando para amenizar o barulho dos carros no centro e as altas temperaturas. Ações da Aegea Rondônia para cidades mais azuis e ainda mais verdes.
Capital de Mato Grosso do Sul ganhou novos ipês
Conhecida como a Capital dos Ipês, Campo Grande (MS) vai ficar ainda mais colorida com a participação da Águas Guariroba e da MS Pantanal. A concessionária da Aegea cultivou, doou e participou do plantio simbólico de 123 mudas que foram plantadas em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente e faz referência à idade da cidade.
Os ipês nas cores amarelo e rosa foram cultivados no Viveiro de Mudas Isaac de Oliveira, com capacidade para 50 mil mudas por ano, implantado na Estação de Tratamento de Esgoto Los Angeles (ETE). As novas árvores serão plantadas em formato de arco ao lado da Secretária de Estado de Educação.
A ação envolveu várias empresas e os representantes de cada uma participaram do plantio simbólico, realizado no Parque dos Poderes, área verde onde estão instaladas a governadoria, secretarias de estado e outros órgãos do Governo do Estado. A Guaribinha, mascate da Águas Guariroba, também participou do evento.
Preservar é da Nossa Natureza é tema da Região dos Lagos (RJ)
Esse é o tema da Prolagos no mês em que se comemora uma das datas mais importantes para quem atua em saneamento. Na programação, gincana do Programa De Olho no Óleo com a comunidade, projetos, parcerias, inauguração de uma estação interativa sobre o ciclo da água e a peça “Prolaguito e a Galera da Água na Aventura da Preservação”.
O espetáculo terá várias sessões em escolas municipais. Com toques de suspense, humor e aventura, a encenação envolve o público infantil e ensina lições importantes, como não jogar resíduos indevidamente na natureza. A peça foi apresentada também durante a doação de mudas de plantas nativas da região em uma praça de Arraial do Cabo.
Em São Pedro da Aldeia, a unidade participa de uma exposição de projetos socioambientais, realizada na secretaria de Educação da cidade. Um espaço interativo sobre o ciclo da água foi montado em Cabo Frio na Universidade Veiga de Almeida.
Com bicicletas que geram energia, um grande globo terrestre e instalações que simulam partes de uma casa, a ‘Estação Fonte do Saber’, da Prolagos, apresenta as principais etapas de tratamento da água, desde a captação na Lagoa de Juturnaíba, manancial que abastece a Região dos Lagos, à chegada nos imóveis e o seu retorno ao meio ambiente.
Para completar as iniciativas, no final do mês a Prolagos participa da Conferência Municipal de Meio Ambiente de Arraial do Cabo. São palestras, exposição de projetos e a presença do Laboratório Móvel, onde o público poderá conhecer o processo de tratamento de água e o trabalho aplicado para garantir a qualidade do produto.
Aegea SC mostra que Somos Meio Ambiente
Sustentabilidade faz parte da nossa natureza! Foi assim que as unidades da Aegea em Santa Catarina: Águas de Penha, Águas de Camboriú, Águas de Bombinha e Águas de São Francisco do Sul, assinaram as peças comemorativas feitas para a data.
As peças fazem parte de uma campanha que mostra os programas e ações que fazem das unidades empresas sustentáveis. Entre eles está o Saúde Nota 10, que leva conhecimento em cidadania, meio ambiente e saneamento para escolas dos municípios.
Estudantes e professores recebem cartilhas, recursos audiovisuais e orientações para atividades presenciais com foco em conscientização. Familiares também participam e o resultado é mais engajamento com os temas ambientais de toda a comunidade.
Outro programa é o De Olho no Óleo, que conscientiza, coleta e distribui os recursos financeiros arrecadados para instituições sociais. Por meio do Programa Voluntariado, implantado em todas as unidades da Aegea, colaboradores voluntários fazem ainda limpeza de rios e praias.
Brincadeiras, novo projeto, palestras e praça renovada no Maranhão
Em Timon, no Maranhão, o programa de coleta de óleo de cozinha usado ganhou um nome divertido: Óleo Bão. O lançamento do programa ambiental faz parte da semana que comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
Com o mote: Vamos Cuidar do Nosso Planeta, a Águas de Timon (MA) começou as comemorações em 6 de junho. Quando terminar, deixará muita conscientização e ações concretas como a revitalização de uma praça pública da cidade, a exemplo do que fez a Águas de Teresina (PI).
A concessionária promoveu ainda brincadeiras socioambientais ao ar livre com fantoches e fez palestras para alunos do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). Também inclui na semana comemorativa apresentações musicais e visitas à Estação de Tratamento de Água Parnaíba.
Sementinha para um futuro mais promissor
Nas unidades da Aegea no Pará e em Mato Grosso teve um pouco de tudo. Ações importantes que celebram a data e deixam uma sementinha de conscientização para um futuro mais promissor em relação às questões ambientais. Palestras, roda de conversa, plantio de mudas, visita às instalações das concessionárias, horta comunitária e recreações com estudantes.
Em Sinop, a coordenadora regional da concessionária, Dammylly Moniky, palestrou aos colaboradores, com o tema “Água para Toda a Vida”. Ela mostrou como o meio preservado e que as iniciativas devem começar dentro da nossa casa. Nas empresas da Aegea, o trabalho é pautado pela responsabilidade com a população e o meio ambiente, sempre, e não apenas agora, na data comemorativa.