Colaboradores vestem a camisa da diversidade

Colaboradores
Texto: Aline Cardias e Yolanda Carnevale

Campanhas, criação de comitês e lançamento do Programa Respeito Dá o Tom ampliam a diversidade racial na Aegea. O Respeito Dá o Tom foi reconhecido pelo Instituto Identidades do Brasil (ID_BR) como um dos principais programas de igualdade racial do país.

Na Ambiental Metrosul (RS), que atende a Região Metropolitana de Porto Alegre, colaboradores vestiram a camisa no evento que marcou o lançamento do programa na unidade, em Canoas (RS), abraçando a causa da igualdade racial e o respeito pelas diferenças.

Há mais de quatro anos, o programa promove a equidade nas oportunidades de acesso à organização e de crescimento profissional dos colaboradores que se autodeclaram pretos, pardos e indígenas.

O programa também estimula os profissionais, independente do tempo de atuação e dos cargos que ocupam, a pensarem sobre a responsabilidade de cada um na construção de uma sociedade cada vez mais livre do racismo.

Campanha antirracista #Repense

Uma das ações de conscientização desenvolvidas foi a campanha antirracista #Repense. Peças no estilo lambe-lambe, com expressões usuais do cotidiano mas de cunho racista, como “a coisa tá preta”, “indiada”, “denegrir”, entre outras, foram compartilhadas entre os colaboradores e nas redes sociais para gerar uma reflexão sobre o significado delas.

Quem também vestiu a camiseta do programa foram os jovens que integram a primeira turma do curso gratuito de iniciação profissional em eletromecânica. Eles participaram de um bate-papo sobre racismo, discriminação e desigualdade social conduzido pela coordenadora do Respeito Dá o Tom da Aegea, Keilla Martins.

Comitê de diversidade da Águas do Rio

No Rio de Janeiro (RJ), a Águas do Rio também se mobilizou para contribuir na construção de uma sociedade cada vez mais livre de discriminações. Colaboradores que atuam em Japeri, Queimados, Nova Iguaçu, Mesquita e Nilópolis participaram de rodas de conversa que abordaram o tema da Consciência Negra.

O programa possui três pilares de atuação: empregabilidade, desenvolvimento e relacionamento, que atua na sensibilização por meio de ações para disseminar o conteúdo relacionado à questão racial. Os colaboradores são multiplicadores dessa conscientização.

Leia depoimentos dos colaboradores na matéria da Revista Aegea.

Pular para o conteúdo