Comunidade da Tabocas recebe melhorias certificadas em Teresina

Comunidade da Tabocas recebe melhorias certificadas em Teresina

Desde que a Águas de Teresina assumiu a operação do sistema de abastecimento da Tabocas, em agosto de 2021, cerca de 700 moradores que antes sofriam com problemas no abastecimento hoje estão com acesso à água tratada diariamente. 

De lá para cá, a concessionária implantou 1.500 m de rede de distribuição que abastece as casas da localidade. Com a troca da estrutura, houve um ganho de pressão, fazendo a água chegar todo dia na casa dos moradores – uma grande mudança na vida de cada um.

O sistema de abastecimento do núcleo urbano também recebeu limpeza, dosagem de produtos químicos para tratamento da água dos poços e instalação de hidrômetros. Um trabalho que está sendo feito em toda a capital do Piauí pela Águas de Teresina.

Antes e depois da água tratada na casa dos moradores 

“Não tínhamos saneamento básico, cheguei a ficar internada, pois a água não tinha tratamento. Hoje, vivo uma realidade bem diferente, a água é de qualidade e saudável. Melhorou muito a nossa qualidade de vida. Não temos mais casos de internação na comunidade”, destaca a moradora Lindinalva Francisca de Freitas Alves.

As ações de melhoria da infraestrutura de abastecimento realizadas na comunidade pela concessionária foram certificadas pelo Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), órgão do Ministério Público do Estado do Piauí. 

Trabalho da Águas de Teresina tem sido um avanço

“A função do MP é estar próxima das empresas para beneficiar a população e, nesse caso, vimos que o trabalho executado pela Águas de Teresina na localidade foi um avanço, uma vez que não tinha água com regularidade e hoje há um serviço de qualidade”, afirma o promotor de Justiça e coordenador-geral do Procon, Nivaldo Ribeiro.

Ações têm sido feitas entre a Águas de Teresina e o Procon para melhorar os serviços de saneamento para a população. Além disso, o acesso à água tratada, de qualidade e com regularidade é essencial para a saúde das pessoas, segundo diversos estudos

“O acesso ao saneamento reduz ainda a desigualdade social e traz mais dignidade às famílias. Os benefícios que levamos à comunidade da Tabocas no que diz respeito ao sistema de abastecimento refletem na redução de doenças, nas internações hospitalares e nos gastos com medicamentos. Isso representa mais qualidade de vida”, destaca o diretor-presidente da Águas de Teresina, Jacy Prado.

Pular para o conteúdo