Conexões Comunitárias conscientiza moradores para se ligarem à rede de esgoto

Conexões Comunitárias

Lançado em 2021, o Conexões Comunitárias tem como objetivo ampliar o acesso ao saneamento por meio da conscientização. Uma rede de informações sobre a importância dos serviços é criada com o trabalho de educação ambiental.

Na última semana, o bairro de Vila Nova de Colares, em Serra (ES), recebeu os agentes de pesquisa do projeto realizado pela Parceria Público-Privada formada entre a Ambiental Serra e a Cesan.

Agentes também são moradores do local

Os agentes – que são moradores das comunidades e foram capacitados para o trabalho – fazem a abordagem porta a porta e entregam um material informativo sobre o uso correto da rede.

Nas visitas, eles divulgam informações sobre o uso correto de redes e a importância da conexão dos imóveis ao sistema de esgoto. Mais de mil imóveis que têm rede de esgoto na porta mas ainda não estão conectados foram visitados.

Contrapartida social que vai ajudar na despoluição dos córregos

A ação no Vila Nova de Colares encerrou o percurso feito em oito bairros ao redor dos córregos Laripe e Irema. Há uma contrapartida social a cada nova adesão conquistada pelo projeto: a ajuda de uma cesta básica para uma família do bairro em situação de vulnerabilidade social.

O líder comunitário, Gleidson de Jesus Santos, acompanhou parte do trabalho de abordagens das equipes e reforçou a importância das ações de conscientização ambiental. Para ele, a despoluição do Laripe e de outros córregos do município é um sonho ousado, mas não é uma tarefa fácil.

“A associação de moradores não tem recursos para fazer esse tipo de trabalho, então ter uma empresa que se dispõe a trabalhar em favor de um sonho como esse para nós, é uma felicidade. O desafio agora é realmente convencer os moradores a fazerem suas ligações”, afirma.

Pular para o conteúdo