Consciência ambiental em pauta

Consciência ambiental em pauta
Texto: Camila Henriques

A primeira edição do Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental foi realizada em 9 de fevereiro. Em uma noite cheia de emoções, 17 profissionais receberam premiações pela produção de reportagens que tiveram como destaque o saneamento na capital amazonense. 

Mais de 70 produções jornalísticas foram inscritas nesta primeira edição do prêmio. Aproximadamente 300 pessoas compareceram à festa no Salão Rio Solimões, localizado no Palácio Rio Negro, no Centro de Manaus, para acompanhar a realização do prêmio.

“O evento foi resultado de um ano de reportagens de alta qualidade sobre o saneamento em Manaus. Ficamos satisfeitos com a adesão dos jornalistas e com a discussão levantada pelos temas das reportagens”, destacou o diretor-presidente da Águas de Manaus, Diego Dal Magro.

Foram entregues premiações em sete categorias: Universitário, Impresso, Fotojornalismo, Telejornalismo, Webjornalismo, Radiojornalismo e o Grande Prêmio de Jornalismo – este último, para a reportagem que alcançou a maior pontuação em todas as categorias.

Os premiados por colocarem o saneamento em destaque

O Grande Prêmio foi para a jornalista Laíssa Carvalho, também vencedora em Telejornalismo, com a reportagem  “Água: Fonte de Vida”, exibida na TV Norte em dezembro do ano passado. “Todo mundo que compôs a equipe fez um trabalho muito bonito, que merece ser reconhecido. Todos foram repórter, produtor, cinegrafista e editor”, disse a jornalista.

Em Fotojornalismo, Ricardo Oliveira (Revista Cenarium) foi o premiado, com a foto da reportagem “Água Branca: Último Igarapé Limpo de Manaus Resiste ao Avanço da Urbanização”, de Ívina Garcia. Ela levou o troféu na categoria Webjornalismo. Em Impresso, Fabiane Nunes ganhou com a reportagem “Conservar as águas é da natureza de todos”, publicada no jornal A Crítica.

Gecilene Sales foi a escolhida na categoria Radiojornalismo, com a reportagem “Acesso à Água Potável”, veiculada na Rádio Rio Mar. Aluna da Universidade Nilton Lins, Karla Lima da Silva foi premiada na categoria Universitário, com a matéria “Água Branca: Conheça o único igarapé urbano considerado 100% limpo na capital amazonense”.

Próxima edição 

Outras unidades da Aegea também realizam a premiação, sempre com o objetivo de reconhecer e valorizar os profissionais de imprensa e ampliar a conscientização sobre a importância do saneamento e da preservação ambiental. A Águas Guariroba (MS), está na 11ª edição. Em Manaus, a próxima premiação deve ser lançada nos próximos meses.

“Realizamos, pela primeira vez aqui em Manaus, um evento que já faz parte dos calendários de outras empresas da Aegea. É importante colocar o saneamento básico na mídia, sempre de forma clara e compreensível para toda a população, e isso foi alcançado com êxito pelos jornalistas que participaram”, diz o diretor-executivo da Águas de Manaus, Celso Pascoal.

Categoria Universitário:

Vencedora: Karla Lima da Silva (Universidade Nilton Lins) – Água Branca: “Conheça o único igarapé urbano considerado 100% limpo na capital amazonense”.

Fotojornalismo:

1° lugar – Sérgio Ricardo de Oliveira (Revista Cenarium) – Água Branca: “Último igarapé limpo de Manaus resiste ao avanço da urbanização”.

2° lugar – Clóvis de Miranda Pereira (Jornal A Crítica) – “Conservar as águas é da natureza de todos”.

3° lugar – Raphael Freire Alves (Estadão) – “Seca no Amazonas afeta navegação e abastecimento”.

Impresso:

1° lugar – Fabiane Nunes de Morais (Jornal A Crítica) – “Conservar as águas é da natureza de todos”.

2° lugar – Islânia Lima (Jornal A Crítica) – Inédito: “Água tratada em área de palafita”.

3° lugar – Ivaneide Maciel (Informativo Expresso Extra) – “Águas de Manaus amplia produção de água em até 5 milhões de litros por dia para amenizar reflexos do ‘verão amazônico’”.

Radiojornalismo:

1° lugar – Gecilene de Aguiar Sales Cavalcante (Rádio Rio Mar) –  “Acesso à água potável garante dignidade e promove mudanças sociais”.

2° lugar – João Felipe Serrão Ferreira (Rádio Band News Difusora) – “Desperdício de água: Entenda os impactos ambientais e humanos do saneamento”.

3° lugar – Victor Bruno Miranda Litaiff (Radio Encontro das Águas) – “Saneamento no Beco Nonato”.

Telejornalismo:

1° lugar – Laíssa Rodrigues Ponce de Leão Carvalho (TV Norte) – “Água: Fonte de Vida”.

2° lugar – Karla Adriemellyn Gomes Mendes (Rede Amazônica) – Série “Saneamento – Os desafios de um direito básico”.

3° lugar – Jucélio Paiva da Silva (Rede Amazônica) – “Saneamento básico: Direito de todos”.

Webjornalismo:

1° lugar – Ívina Rafaely Rodrigues Garcia Mendonça (Revista Cenarium) – Água Branca: “Último Igarapé Limpo de Manaus Resiste ao Avanço da Urbanização”.

2° lugar – Simone de Souza Lima (Portal D24AM) – “Poços artesianos perfurados sem critérios são risco à saúde e ferem legislação”.

3° lugar: Débora Martins Pinto (Portal Rede Onda Digital) – “O acúmulo de lixo nos igarapés de Manaus desafia moradores atingidos pela poluição”.

Grande Prêmio Águas de Manaus de Jornalismo Ambiental:

Vencedora: Laíssa Rodrigues Ponce de Leão Carvalho (TV Norte) – “Água: Fonte de Vida”.

Pular para o conteúdo