Os jovens Pioneiros finalistas de 2023

Os jovens Pioneiros finalistas de 2023
Texto: Rosiney Bigattão e assessorias

O Projeto Pioneiros acontece desde 2019 para estimular o pensamento inovador de estudantes do ensino médio sobre sustentabilidade, saneamento e perspectiva profissional.

Na quarta edição, o projeto envolveu 236 jovens de sete unidades da Aegea: Prolagos (RJ), Águas de Manaus (AM), Águas de Teresina (PI), Águas de Timon (MA), Águas de Matão (SP) e Águas Guariroba (MS).

Há uma grande mobilização onde o Pioneiros é realizado, pois os alunos são recebidos por tutores, colaboradores voluntários que orientam a imersão no mundo do saneamento e na realidade em que vivem.

Durante os cinco meses do Projeto Pioneiros, os alunos participam de reuniões e palestras online com acompanhamento de gestores da concessionária.

Com a orientação, os estudantes do ensino médio da Rede Pública de Ensino elaboram um projeto que tem como premissa solucionar os problemas relacionados ao saneamento em sua comunidade e contribuir para a melhoria do setor de forma sustentável. 

Premiação Nacional do Pioneiros

Os finalistas apresentaram os projetos nos dias 11 e 12 de janeiro, para o Comitê de Avaliação dos Projetos da Aegea, tutores e convidados, em formato online. Os próprios estudantes apresentaram os trabalhos. Os três melhores, de acordo com a avaliação do comitê, vão participar da premiação nacional, organizada pela Aegea, em São Paulo.

Apoio da Secretaria de Educação em Campo Grande

Na Águas Guariroba (MS), o projeto conta com a parceria da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso do Sul. Em Campo Grande, o Pioneiros vem crescendo em adesão para alunos da rede pública, além de ser um grande formador de profissionais por meio do planejamento de aulas e desenvolvimento de projetos.

“Tivemos um aumento de 27% no percentual de inscritos e pretendemos aumentar o alcance nas próximas edições. Os jovens têm um vislumbre do universo do saneamento, além da contribuição para uma carreira futura no mercado de trabalho”, explica a coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Guariroba, Bia Rodrigues.

“Foi um desenvolvimento muito bom com os tutores durante todos esses meses. O projeto do biogestor propõe que os resíduos orgânicos possam ser descartados no biodigestor, produzindo o biogás e biofertilizantes que serão reaproveitados em hortas da própria escola”, celebrou Ana Paula.Ana Paula Lopes Selestino.

Projeto de automação tecnológica em Timon

David Moreira e Elias Rocha, alunos do curso técnico de Automação de Equipamentos Biomédicos do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) foram os autores da iniciativa vencedora da Águas de Timon (MA), que consiste na utilização de automação tecnológica para uso racional de água em hortas domésticas ou de subsistência a partir de microcontroladores e sensores.

“Eu e meu parceiro, assim como nosso orientador Vinícius Brandão, estamos felizes em ter conquistado o primeiro lugar. Representa o fruto do nosso esforço em apresentar um projeto inovador e que envolveu tudo o que aprendemos durante nossa jornada nas últimas semanas na Águas de Timon, conhecendo o mundo do saneamento e a importância da empresa no dia a dia dos timonenses”, destacou o estudante David Kauã.

“O projeto Pioneiros é isso: potencializa os talentos e valoriza a educação como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional de estudantes de escolas públicas, permitindo interação com profissionais, favorecendo que eles aprendam na prática os conceitos de saneamento, inclusão, cidadania e qualidade de vida”, enfatizou o diretor-presidente da Águas de Timon, Jacy Prado.

Alunos do Campus Teresina Zona Sul foram premiados 

Nove alunos do Curso de Saneamento Integrado ao Médio do IFPI- Campus Teresina Zona Sul participaram do Projeto Pioneiros na Águas de Teresina (PI), que fez uma solenidade de encerramento com a presença de alunos, familiares, professores e representantes da Águas de Teresina. Todas as premiações foram conquistadas pelos alunos do IFPI-Zona Sul. 

“É um estímulo tanto para os alunos como para os professores. O projeto possibilita aos alunos autonomia, pensamento crítico, curiosidade científica, a busca por soluções de problemas no cotidiano e outros valores que os formam cidadãos conscientes e participantes ativos na sociedade. Estamos muito felizes com as premiações dos alunos do nosso campus”, disse a coordenadora do curso de saneamento Cristiany Marinho.

Águas de Matão participa pela primeira vez e doa notebooks

O encerramento do 1º Projeto Pioneiros da Águas de Matão (SP) aconteceu em 16 de dezembro na Etec Sylvio de Mattos Carvalho. Os estudantes Jean Vitor Miquelino e Erick Levy Balieiro Silva, autores do trabalho vencedor do 1º lugar foram premiados com dois notebooks pela equipe de Responsabilidade Social da concessionária.

A dupla vencedora criou o que chamou de DAMA (Dispositivo de Automedição de Água), que coleta os dados da quantidade de água que sai de um reservatório para o sistema de distribuição e os envia para um banco de dados possibilitando, assim, o acesso às informações em tempo real, de qualquer local. 

Com os relatórios e dashboards elaborados em tempo real pelo sistema, podem ser montadas estratégias concretas para reduzir o índice de perdas de água. O dispositivo funciona por meio de um sensor de pulsos que é ligado a um hidrômetro na saída dos reservatórios, onde um microcontrolador coleta e envia os dados para um banco de dados na nuvem. 

Os alunos foram acompanhados, durante toda a execução do Pioneiros, pelo analista de Responsabilidade Social, Gabriel Bertolo. “O resultado dos trabalhos foi surpreendente”, observou. A banca que analisou os projetos foi formada por Maria Aparecida e os supervisores Daniel Morito (Comercial) e Luciano de Paiva Ferreira (Serviços).

As boas ideias dos Pioneiros de 2023

ÁGUAS DE SÃO FRANCISCO (PA)

Projeto: Transformando o caroço de açaí em energia.

Autor: Juliana Gomes da Silva.

O projeto traz uma alternativa para a destinação dos caroços de açaí, gerado pelas barracas de vendas, onde ao invés de ser enviado a aterros sanitários será transformado em fonte de energia, substituindo o carvão.

PROLAGOS (RJ)

Projeto: Mundo Verde.

Autores: Pedro Henrique Fernandes Alvez e Vitor Olavo de Oliveira Castro Moreira.

A ideia do projeto é promover a drenagem urbana sustentável, através de jardins de chuva como forma de solucionar a problemática dos alagamentos, inundações e lamaçais.

ÁGUAS DE MANAUS (AM)

Projeto: Sistema de Reservação Residual.

Autores: Luiz Eduardo de Menezes Castro e Sandro Jefferson Menezes do Nascimento.

O projeto propõe elaborar uma proposta de financiamento da empresa Águas de Manaus sobre o sistema de reservação, conscientizando os clientes que quiserem adquirir a caixa d’água.

ÁGUAS GUARIROBA (MS)

Projeto: Bioart.

Autor: Ana Paula Lopes Selestino.

O projeto visa elaborar um biodigestor no qual irá ser usado a favor das escolas públicas, onde as sobras de alimentos e outros resíduos orgânicos será usado para gerar um biogás (substituindo o gás de cozinha) e adubo orgânico natural (para ser usado nas hortas da escola).

MIRANTE (SP)

Projeto: Dispositivo de Automedição de Água.

Autores: Erick Levy Balieiro Silva e Jean Vítor Miquelino.

O projeto visa o desenvolvimento de um dispositivo que coleta os dados da quantidade de água que sai do reservatório para o sistema de distribuição e os dados do consumo do cliente e envia os dados para um banco de dados, possibilitando à empresa acessar as informações em tempo real.

ÁGUAS DE TERESINA (PI)

Projeto: Seu Esgoto Muda o Mundo.

Autor es: Erick Levy Balieiro Silva e Jean Vítor Miquelino.

O projeto almeja a construção de uma caixa de gordura com materiais de baixo custo e valor acessível à população em situação de vulnerabilidade, proporcionando o tratamento de esgoto e reduzindo os impactos ambientais.

ÁGUAS DE TIMON (MA)

Projeto: Automação de Hortas.

Autores: David Kauâ Silva Moreira e Elias Fênix de Araújo Rocha.

A ideia do projeto é a criação de hortas automatizadas o qual irá irrigar a planta que estiver seca. Ele foi pensado com o intuito de reduzir significativamente o consumo de água, diminuir o esforço físico na irrigação e facilitar o processo agrícola.

Pular para o conteúdo