Cuidar da água começa pelo tratamento do esgoto

Cuidar da água começa pelo tratamento do esgoto

A Aegea sabe que, tão importante quanto cuidar dos mananciais que fornecem a água para o abastecimento, é tratar bem o esgoto, em seu ciclo integral. Mas, no país, pouco mais da metade do esgoto produzido é tratado: 52,2%, segundo o Trata Brasil.

Para conscientizar a população que mudar esses números, levando rede de coleta e tratamento para todos, é cuidar da água desta e das próximas gerações, o trabalho das unidades da Aegea começa em praça pública.

Experiência interativa e única

É a exposição “Olho D’Água – Artes Líquidas e Águas Visuais”, uma realização do Instituto Aegea em parceria com o Ministério da Cultura, que circula pelas três unidades da empresa no Espírito Santo durante o mês de março em um tech-truck.

Uma experiência interativa e única que proporciona ao visitante uma viagem pelo ciclo da água por meio de instalações artísticas e óculos de realidade virtual, com mostra de cinema ambiental. A exposição já circulou pelas unidades da Aegea em diversos municípios do Brasil.

Ações concretas 

Além de conscientizar a população sobre os perigos da falta de tratamento de esgoto, as Parcerias Público-Privadas da Aegea em Serra, Vila Velha e Cariacica, também incentivam ações concretas para a melhoria dessa situação. 

Em meio a desafios globais relacionados à escassez de água e à crescente preocupação com a preservação do meio ambiente, lançaram a campanha “Cuidar da Água Começa pelo Tratamento do Esgoto”.

A ação está sendo conduzida por meio de uma série de eventos e atividades, incluindo palestras educativas, workshops práticos e ações de limpeza em locais afetados.

Tratamento do esgoto é fundamental para conservação da água

A campanha mostra que água é um recurso vital para a vida, e sua preservação tornou-se uma prioridade global e é imperioso conscientizar a população sobre a necessidade urgente de adotar práticas sustentáveis para garantir a qualidade da água e a saúde dos ecossistemas locais.

Destaca ainda que o tratamento adequado do esgoto desempenha um papel fundamental na prevenção da poluição dos corpos d’água, assegurando que resíduos prejudiciais não contaminem rios, lagos e aquíferos.

Especialistas ambientais ressaltam que o tratamento de esgoto não apenas protege a saúde humana, mas também mantém o equilíbrio dos ecossistemas aquáticos.

Ações práticas para mudanças significativas

As iniciativas também têm como objetivo envolver a comunidade local. São eventos educativos em praças públicas até palestras em escolas e parcerias estratégicas com empresas e órgãos governamentais.

O objetivo é inspirar mudanças significativas na importância do uso correto do sistema de esgotamento sanitário.

“Cuidar da Água Começa pelo Tratamento do Esgoto” é mais do que uma campanha; é um apelo à ação coletiva para proteger um dos recursos mais valiosos de nosso planeta. Juntos, podemos fazer a diferença e garantir um futuro sustentável para as próximas gerações”, afirma a coordenadora de Comunicação e Responsabilidade Social, Ana Paula Garcia.

Segundo Justino Brunelli, diretor-presidente da Ambiental Vila Velha, a promoção de um futuro sustentável é um pilar fundamental para a empresa. Ele destaca que o compromisso ambiental da companhia transcende o tratamento de esgoto. 

Brunelli enfatiza que a ação socioambiental é cultivada diariamente pelo corpo técnico social da empresa, plantando sementes para um impacto positivo. Ele ressalta que cada iniciativa é uma contribuição para gerar frutos positivos e sustentáveis no longo prazo.

Pular para o conteúdo