Dia Mundial do Banheiro chama a atenção para o saneamento

Dia Mundial do Banheiro chama a atenção para o saneamento

O Instituto Água e Saneamento (IAS) e parceiros realizaram uma ampla programação sobre a importância de garantir acesso a banheiros e ao serviço de esgoto para a saúde da população e preservação do meio ambiente. 

O mote foi a data de 19 de novembro, quando se celebra o Dia Mundial do Banheiro. Segundo o texto publicado pelo IAS, no Brasil, segundo o Censo Escolar do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), são 5.826 escolas sem banheiros. 

Entre os inscritos no Cadastro Único em 2021, cerca de 5 milhões não possuem banheiros em seus domicílios e outros 25 milhões não têm acesso a esgotamento adequado. 

Falta de serviços de esgoto afeta população mais vulnerável

Os dados evidenciam que a falta de serviços de esgoto e de banheiros afeta principalmente as camadas mais vulnerabilizadas da população, como as populações rurais, residentes em comunidades urbanas precárias e áreas isoladas. 

Este é o terceiro ano seguido de mobilização pela data e teve como tema “Tornando o invisível, visível”, escolhido pela agência das Nações Unidas, a UN-Water, para chamar a atenção para a invisibilidade das águas subterrâneas. 

Importância do banheiro para a saúde

O IAS utiliza o mesmo mote, mas com o propósito de visibilizar a importância do banheiro e do serviço de esgoto para a garantia de saúde e qualidade de vida das pessoas e para a preservação do meio ambiente, sobretudo no contexto de emergência climática. 

Segundo o Instituto, tornar o invisível visível exige refletir não só sobre qual caminho os nossos dejetos percorrem após a descarga, mas também sobre como orientar as políticas públicas em direção ao saneamento integrado. 

Só assim ele chegará a todos os territórios, valorizando a diversidade, levando em conta seus aspectos sociais, ambientais, culturais, de infraestrutura, econômicos. Dessa forma, será possível construir soluções efetivas, adaptadas, duradouras e sustentáveis.

Pular para o conteúdo