Alunos de escolas municipais vencedores de gincana vão visitar museu

Instituto-Educacional-de-Habilitação-Profissional-e-Formação-Integral-(Inefi),-de-Búzios,-coletou-305-litros-de-óleo-usado

Vinte e cinco escolas, 90 turmas e mais de 1.580 litros de óleo de cozinha usados arrecadados, longe das redes de esgoto e drenagem. Este foi o resultado da gincana do Programa De Olho no Óleo, realizada entre os colégios municipais das cidades de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande e São Pedro da Aldeia. 

As turmas vencedoras de cada município ganharão uma visita-passeio ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro. A gincana foi realizada pela Prolagos em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, durante três meses, com o objetivo de conscientizar alunos do 4º e 9º anos, sobre a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado.

Museu_Amanha_Albert_Andrade

Visita ao Museu do Amanhã

A primeira turma a visitar o museu, localizado na zona Portuária do Rio de Janeiro, no dia 6 de outubro foi a do Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral (Inefi), de Búzios, onde foram coletados 305 litros de óleo usado. 

“Os alunos gostaram bastante de participar desse projeto. Eles recolheram o material com os vizinhos, nos estabelecimentos comerciais, entre outros. O prêmio foi muito interessante e espero que a parceria com a concessionária possa proporcionar ainda outras experiências novas para os nossos estudantes”, pontua o diretor-geral do instituto, Phellipe Alves.

Outra turma que já está com a visita agendada é a da Bianca Cardoso, do Ciep 147, de Arraial do Cabo. O grupo recolheu 215 litros de óleo de cozinha usados. “Envolver os alunos nessa gincana é de suma importância para a escola e até mesmo para a comunidade. Além de solicitar a doação do material, nossos estudantes foram nos comércios da cidade conscientizando a população sobre o descarte adequado do óleo e informando que ele pode ser reutilizado na produção de novos produtos, colocando a sustentabilidade em prática”, ressalta.

Também venceram a gincana as escolas municipais: Evaldo Sales, de Cabo Frio, com 120 litros coletados; Capitão Costa, de São Pedro da Aldeia, com 75 litros arrecadados; e Deputado Cláudio Moacyr de Azevedo, de Iguaba Grande, com 280 litros. 

Mais sobre o Programa de Olho no Óleo

A atividade é um desdobramento do programa homônimo das unidades da Aegea que tem como objetivo orientar a população para que faça o uso correto da rede pública, pois o descarte do resíduo nos ralos e pias provoca entupimento, causando extravasamentos em vias e refluxo nos imóveis.

Além disso, o óleo pode interferir no processo de tratamento de esgoto nas estações, além de contaminar praias, lagoas e solo. Além da gincana com as escolas, as concessionárias da Aegea também realizam ações com as associações de moradores, com os próprios colaboradores e instalam totens de arrecadação nas secretarias de Meio Ambiente das cidades da área de concessão.

Pular para o conteúdo